Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação de Fatores Anti-inflamatórios em Modelo de Lesão Traumática em Tendão de Aquiles de Rato

Processo: 12/02087-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Regiane Albertini de Carvalho
Beneficiário:Heliodora Leão Casalechi
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mediadores da inflamação   Laser de baixa intensidade   Tendinite   Terapia a laser de baixa intensidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Histológica | LED (Light Emitting Diode) | Mediadores inflamatorios | RNA-m | tendinite | laser de baixa potencia

Resumo

A tendinite é uma desordem comum do sistema musculoesquelético e possui várias manifestações clínicas. Embora a maioria dos tendões tenha a habilidade de reparação espontânea após ferimento, o tecido da cicatrização que é formado pode impedir o tendão de executar as funções normais. Estudos vêm sendo realizados utilizando a fototerapia em diferentes áreas da saúde, empregando tanto laseres quanto LEDs de baixa intensidade. Contudo, existe um número reduzido de estudos com a utilização da terapia com LEDs. O objetivo deste estudo será investigar o efeito da fototerapia no processo de reparação da tendinite do calcâneo em ratos. A tendinite será induzida por meio de trauma no tendão do calcâneo dos animais. Serão utilizados 112 ratos machos albinos da linhagem Wistar (240 ± 20g), distribuídos em 14 grupos e dois períodos experimentais diferentes. Grupos CONT (grupo controle), os grupos TEND (grupos tendinite) nos períodos de 7 e 14 dias, o LEDT (grupos terapia LED), do 1º ao 7º dia e do 1º ao 14º dia) e o grupo LEDT delay (terapia LED do 7º ao 14º dia). A terapia se iniciará 12 horas após a indução da tendinite, utilizando uma dose de 7,5J/cm2 em intervalos de 48 em 48 horas. A fototerapia será aplicado transcutaneamente sobre a região lesionada. Os animais dos grupos controle serão submetidos à simulação da aplicação com o aparelho desligado. As eutanásias ocorrerão ao 7º e 14º dia do experimento. Será realizada análise histopatológica para avaliação de neutrófilos e colágeno, permeabilidade vascular e também serão quantificados os mediadores inflamatórios por meio da RT-PCR.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASALECHI, HELIODORA LEAO; PINTO LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR; XAVIER, MURILO; SILVA, JR., JOSE ANTONIO; DE TARSO, PAULO; DE CARVALHO, CAMILLO; AIMBIRE, FLAVIO; ALBERTINI, REGIANE. Low-level laser therapy in experimental model of collagenase-induced tendinitis in rats: effects in acute and chronic inflammatory phases. Lasers in Medical Science, v. 28, n. 3, p. 989-995, . (12/02087-3, 11/05890-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.