Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do cloreto de cádmio sobre as gônadas de girinos de rãs-touro (Lithobates catesbeianus)

Processo: 12/04114-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fábio Camargo Abdalla
Beneficiário:Gisele Miglioranza Rizzi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia   Cádmio   Gônadas   Anfíbios

Resumo

Nos últimos anos a quantidade de compostos xenobióticos nos ecossistemas aquáticos aumentou de forma alarmante como resultado da atividade antrópica sobre o meio ambiente. Tais substâncias são capazes de interagir com o organismo vivo, causando múltiplas alterações orgânicas que geram graves conseqüências em populações, comunidades ou biomas diversos. Vários estudos têm apontado para um declínio drástico nas populações de anfíbios no mundo. Dentre os fatores citados como responsáveis pelo declínio das populações de anfíbios está a exposição destes animais aos xenobióticos. Nas últimas décadas, o cádmio é um dos metais traço que apresentou maiores taxas de elevação no ambiente e continua aumentando. O cádmio possui grande penetrância entre os ecossistemas, sendo biocumulativo e persistente no ambiente, podendo biomagnificar na cadeia alimentar. Diversos são os efeitos da exposição de anfíbios ao cádmio, tais como o atraso e/ou inibição da metamorfose, reversão sexual, redução do crescimento em girinos, e esterilidade nos indivíduos adultos.. Recentemente, tem sido apontado como a causa de desajuste endócrino, incluindo efeitos na morfologia e na função dos órgãos reprodutores em ambos os gêneros. Apesar da existência de literatura sobre a influência xenobióticos nas gônadas de girinos, a influência do cloreto de cádmio é pouco estudada. O presente trabalho tem como meta obter resultados efetivos, através da biologia estrutural e funcional, a respeito da ação da exposição aguda (48 e 96 horas) e crônica (16 dias) a 1 ppb de cloreto de cádmio sobre as gônadas de girinos de Lithobates catesbeianus no estágio 25 de Gosner, contribuindo para o conhecimento sobre a interferência deste metal traço no desenvolvimento gonadal dos girinos e, conseqüentemente, na reprodução dos adultos. O estudo proporcionará avanços não apenas no entendimento do efeito destas substâncias sobre anuros, mas também possibilitará monitorar as concentrações de cádmio dadas como ambientalmente seguras pelo CONAMA (2005) para rios da classe 1 e 2 (1 ppb). Além disto, esse é o primeiro passo para entender os principais danos causados pela exposição deste metal traço no desenvolvimento gonadal em um anfíbio "padrão", para assim, subsidiar estudos futuros com espécies nativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIZZI, Gisele Miglioranza. Efeito do cloreto de cádmio sobre as gônadas de girinos de rãs-touro (Lithobates catesbeianus). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.