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Conflitos amorosos, gênero e sexualidade: um estudo com jovens na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento

Processo: 12/06746-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Bruna Viviane Sordi Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Gêneros (grupos sociais)   Sexualidade   Jovens   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conflitos amorosos | Juventude | Modelos Organizadores do Pensamento | Sentimentos | Cognição, afetividade e moralidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar os conflitos amorosos vicários e/ou vividos de jovens universitários, considerando uma perspectiva de gênero e de tipos de relações afetivo-sexuais (heterossexual, gay e lésbica). Os nortes teórico-metodológicos, de base construtivista, consideram tais representações mentais produzidas em narrativas sobre conflitos cotidianos, destacando-se o conceito de modelos organizadores, como construção cognitiva, afetiva e cultural. Assim, investigaremos os conflitos amorosos por meio da aplicação coletiva de questionários que tratam do tema focando nas experiências vivenciadas ou vicárias de 150 jovens universitários (18 a 24 anos) de três diferentes grupos de orientações sexuais (heterossexuais, gays e lésbicas), distribuídos da seguinte forma quanto a orientação afetivo-sexual e gênero/sexo: 50 heterossexuais (25 homens e 25 mulheres); 50 gays (homens); 50 lésbicas (mulheres). A análise será orientada pela definição de modelo organizador, destacando seus componentes: os elementos abstraídos e retidos como significativos; os significados atribuídos aos elementos e as implicações e/ou relações entre elementos e significados. Buscaremos identificar os tipos de conflitos vivenciados/vicários destacados pelos jovens e como eles/outros e seus/suas parceiros/as agem, pensam e sentem diante deles; estabeleceremos ainda relações entre os distintos os grupos de orientação afetivo-sexual (heterossexual, gay e lésbico) e a categoria gênero (homens e mulheres). (AU)

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