Bolsa 12/04002-5 - Psicologia do desenvolvimento, Desenvolvimento infantil - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Depressão pós-parto e crenças sobre práticas parentais

Processo: 12/04002-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Bárbara Camila de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento infantil   Depressão pós-parto   Transtorno depressivo   Prevalência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crenças e práticas parentais | Depressão pós-parto | Escala de Edinburgh (EPDS) | Desenvolvimento Infantil

Resumo

Dentre as várias expressões dos transtornos depressivos encontram-se dados significativos associados ao aumento substancial das taxas de incidência e recorrência da depressão nos períodos da gravidez e puerpério. Estes períodos são marcados por alterações hormonais, mudanças na estrutura social e familiar e na identidade feminina. A "Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo (EPDS)" é o instrumento de auto-avaliação mais utilizado para rastrear depressão após a gestação. Estudos brasileiros usando essa escala estimam que a prevalência da depressão pós-parto (DPP) esteja entre 7,3% e 43% dentre as mães de bebês. O presente estudo pretende avaliar a incidência de DPP em mães de bebês que participam de um projeto de extensão de atenção essencial ao desenvolvimento infantil, relacionando a presença/ausência da DPP com crenças sobre práticas educativas. Participarão 80 mães de bebês a partir de 45 dias de idade. Serão aplicados a EPDS e a "Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-CPPC) na primeira infância". Os dados da EPDS descreverão a presença/ausência de depressão e os da escala as crenças maternas sobre práticas educativas. Posteriormente os dados dos dois instrumentos serão correlacionados e análises estatísticas de comparações de grupo serão realizadas.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)