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Relação entre características de crianças com paralisia cerebral e de seus responsáveis e a inclusão delas

Processo: 11/15325-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Carolina Cangemi Gregorutti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças com deficiência   Educação especial   Inclusão social   Cuidadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crianças com deficiência | Cuidadores | Educação Especial | Estresse e Auto-Estima | Família de deficiente | Inclusão | Educação Especial

Resumo

Diante do atual contexto da inclusão e considerando que o cuidador é um dos importantes pilares para viabilizar a entrada e permanência da criança com deficiência na escola, na comunidade e na sociedade em geral, este estudo tem por objetivo avaliar as condições emocionais e psicológicas dos responsáveis de crianças com paralisia cerebral, que podem interferir no processo inclusivo dessas crianças. Participarão do estudo cerca de 25 cuidadores de crianças com paralisia cerebral, assistidas no Centro de Estudos da Educação e da Saúde, da Universidade Estadual Paulista - Campus Marília. Para a coleta de dados será utilizado primeiramente o instrumento na forma abreviada do Questionário de Recursos e Estresse (F-QRS), que consiste de 52 itens relacionados a dificuldades dos cuidadores, o pessimismo, as características da criança e deficiência física. O segundo instrumento a ser aplicado será a escala de auto-estima de Dela Coleta, constituída por 15 itens. O procedimento seguinte será a aplicação de um questionário contendo 28 perguntas abertas e 13 de alternativas, onde por meio de 41 perguntas busca-se levantar informações sobre: (a) caracterização da criança, (b) fatores relacionados a criança na escola regular, (c) fatores que podem favorecer a inclusão, (d) fatores que podem estar dificultando a inclusão, (e) caracterização do responsável e (f) perfil socioeconômico da família da criança com paralisia cerebral. A coleta de dados será feita em contatos individuais e as respostas às questões de alternativas serão tabuladas para a contagem da freqüência e as respostas às questões abertas serão transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Para a avaliação do estresse, serão calculados os escores a partir de respostas obtidas no Questionário de Recursos e Estresse (F-QRS), versão abreviada. A auto-estima será avaliada por meio do escore a ser calculado a partir das repostas à respectiva escala de auto-estima Dela Coleta. Os dados assim obtidos serão analisados qualitativa e quantitativamente, estabelecendo as necessárias comparações entre aqueles provenientes de três instrumentos de coleta.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GREGORUTTI, Carolina Cangemi. A inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral: a relação das características dos cuidadores familiares implicadas neste processo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

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