Bolsa 12/05571-3 - Espectador, Atenção (processos psicológicos) - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Teatralidade e experiência: um estudo da atenção e da memória na fruição da cena contemporânea

Processo: 12/05571-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 14 de maio de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Silvia Fernandes da Silva Telesi
Beneficiário:Leonel Martins Carneiro
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/18531-2 - Teatralidade e experiência: um estudo da atenção e da memória na fruição da cena contemporânea, BE.EP.DR
Assunto(s):Espectador   Atenção (processos psicológicos)   Memória (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção | Espectador | Experiência | Memórias | Teatralidades contemporâneas | Teatro Contemporâneo

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo das experiências significativas geradas pelas teatralidades contemporâneas a partir de um processamento, por parte do espectador, que pode extrapolar os limites temporais do acontecimento cênico, possibilitando a (re) construção permanente de sentido do que foi assistido, independentemente do tempo cronológico do acontecimento. Tal abordagem terá como vetor analítico os conceitos de atenção/memória, partindo especialmente das definições de Hugo Munsterberg (2004) atualizadas pelas mais recentes pesquisas sobre o assunto, como as de Helene e Xavier (2003). Entende-se que a atenção/memória como elementos que constituem as experiências. Segundo Dewey (2010) a experiência se caracteriza como um processo de significação completo, portanto o ato do espectador só completa seu ciclo quando o sentido gerado pela peça se constituiu enquanto ato experienciado. A tese defendida neste trabalho é que o modo como as teatralidades contemporâneas afetam a atenção/memória do espectador são análogas as descritas por Freud (2006 e 2010) como germes da experiência do trauma. Para colocar em teste a teoria gerada pela pesquisa serão feitos estudos de caso utilizando-se espetáculos dirigidos por Romeo Castellucci (Socìetas Raffaello Sanzio) e Antônio Araújo (Teatro da Vertigem). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Leonel Martins. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.