Busca avançada
Ano de início
Entree

Argumentação Colaborativa Mediada por Computador no Ensino Superior de Química

Processo: 12/05437-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 03 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Nilcimar dos Santos Souza
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Argumentação

Resumo

São vários os autores que recentemente têm destacado a importância da argumentação no ensino de ciências. Infelizmente, são raras as oportunidades para argumentação em salas de aulas tradicionais dessa disciplina. Assim, não é surpreendente que esforços venham sendo envidados no desenvolvimento de novas práticas instrucionais e de ambientes virtuais de aprendizagem que favoreçam a promoção da argumentação científica. Desde a década passada vários ambientes colaborativos de aprendizagem apoiados por computador têm sido desenvolvidos com o intuito de permitir o engajamento dos alunos em argumentações colaborativas (WISE, KIE, BELVEDERE etc). Nesse contexto, muitos pesquisadores sugerem que os alunos devem trabalhar em grupos colaborativos quando se voltam para a realização de atividades argumentativas. Estes pesquisadores sugerem que a oportunidade de colaborar com os colegas conduz a uma argumentação mais produtiva. Durante a realização deste projeto temos como objetivo estudar e analisar atividades didáticas que façam com que estudantes de graduação em química se envolvam em um trabalho colaborativo em um ambiente virtual denominado de EDUQUI.INFO. Para analisar os argumentos produzidos pelos alunos faremos uso do Quadro Analítico Rainbow (Baker et al., 2007) e do Quadro Analítico proposto por Clark and Sampson (2008). Baker, M. et al. Computer-Supported Collaborative Learning, v. 2, p. 315-357, 2007.CLARK, D. B.; SAMPSON, V. D. Journal of Research in Science Teaching, v. 45, n. 3, p. 293-321, 2008.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA CABRAL; NILCIMAR DOS SANTOS SOUZA; SALETE LINHARES QUEIROZ. CASOS INVESTIGATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA CSCL NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. Química Nova, v. 40, n. 9, p. -, Set. 2017.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Argumentação colaborativa mediada por computador no ensino superior de química. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.