Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a nação e a revolução: o marxismo de matriz comunista e o nacionalismo popular no Peru e no Brasil (1928-1964)

Processo: 12/04336-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Bernardo Ricupero
Beneficiário:André Kaysel Velasco e Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marxismo   Nacionalismo   América Latina   Populismo

Resumo

O objetivo deste projeto é o de identificar a existência de uma família de intelectuais latino-americanos que se distinguiria pela combinação do nacionalismo, do anti-imperialismo, da defesa de reformas estruturais radicais, e pela busca de uma teorização original sobre as realidades sócio-históricas do sub-Continente. Minha hipótese é de que esses traços gerais delineiam uma corrente ideológica de autores que denominei, usando de modo livre um conceito gramsciano, como nacional-popular. Procurarei apontar a existência de tal corrente político-intelectual principalmente por meio de seu diálogo com autores latino-americanos que se filiaram ao marxismo. Estes últimos teriam sido os principais adversários da corrente nacionalista de esquerda na disputa pelo campo político popular na América Latina, rotulando-a como populista. Assim, para embasar teoricamente a pesquisa, pretendo abordar também o extenso debate das Ciências Sociais Latino-Americanas em torno do conceito de populismo, procurando mostrar sua inadequação para o estudo da história das idéias na região, e, propondo como alternativa mais adequada a categoria de nacional-popular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, André Kaysel Velasco e. Entre a nação e a revolução: o marxismo de matriz comunista e o nacionalismo popular no Peru e no Brasil (1928-1964). 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.