Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação eletrocardiográfica, laboratorial e da pressão arterial sistêmica em gatos com doença obstrutiva do trato urinário inferior atendidos pelo Serviço de Clínica Médica de Pequenos Animais da FMVZ - Unesp, Campus Botucatu

Processo: 12/02817-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Gomes Lourenço
Beneficiário:Amanda Marin Neri
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrocardiografia   Pressão sanguínea   Gatos   Hemogasometria   Felidae

Resumo

As doenças obstrutivas do trato urinário inferior dos felinos ocorrem com grande freqüência na prática clínica veterinária, conduzindo muitas vezes à perda da função renal aguda, gerando desequilíbrios eletrolíticos e ácido-básicos de grande magnitude que necessitam de tratamento imediato. As alterações eletrolíticas observados na doença obstrutiva decorrem da elevação dos níveis séricos de íons como potássio, sódio, magnésio, cálcio que se refletem tanto em alterações no sistema muscular esquelético como cardíaco. A hipercalemia juntamente com a acidose é capaz de induzir a um bloqueio despolarizante das células musculares cardíacas e a arritmias cardíacas. Embora as alterações eletrocardiográficas decorrentes das alterações eletrolíticas e ácido-básicas não sejam tão precisas na prática clínica, são potencialmente reversíveis com o tratamento correto. O conhecimento e a descrição de tais alterações são de fundamental importância para o sucesso do tratamento. Apesar da grande amplitude de pesquisas realizadas sobre a doença obstrutiva do trato urinário inferior dos felinos, existem poucos estudos utilizando a casuística de gatos atendidos na rotina clínica hospitalar e as alterações eletrocardiográficas relacionadas ao desequilíbrio eletrolítico e ácido básico. O objetivo do presente estudo prospectivo é avaliar as alterações eletrocardiográficas, laboratoriais e da pressão arterial sistêmica em gatos machos com obstrução do trato urinário inferior atendidos na rotina do Serviço de Clínica Médica de Pequenos Animais da FMVZ - Unesp, Campus Botucatu determinando-se correlação entre estas alterações e as anormalidades metabólicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NERI, AMANDA MARIN; DE ARAUJO MACHADO, LUIZ HENRIQUE; CHALFUN GUIMARDES OKAMOTO, PRISCYLLA TATIANA; FILIPPI, MAURICIO GIANFRANCESCO; TAKAHIRA, REGINA KIOMI; MELCHERT, ALESSANDRA; GOMES LOURENCO, MARIA LUCIA. Routine Screening Examinations in Attendance of Cats With Obstructive Lower Urinary Tract Disease. TOPICS IN COMPANION ANIMAL MEDICINE, v. 31, n. 4, p. 140-145, DEC 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.