Busca avançada
Ano de início
Entree

A trajetória da família na opção pelo aleitamento materno do recém-nascido prematuro

Processo: 12/00499-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Monika Wernet
Beneficiário:Flávia Corrêa Porto de Abreu D Agostini
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem neonatal   Recém-nascido prematuro   Aleitamento materno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aleitamento Materno | Enfermagem | prematuro | Enfermagem neonatal/ Enfermagem mulher

Resumo

A prática do aleitamento materno na criança prematura tem peculiaridades que, se não administradas adequadamente favorecem o desmame precoce perante a alta da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) e os vividos em domicílio após alta. O presente estudo tem por objetivo analisar as experiências de alimentação do prematuro adotadas pela família ao longo do primeiro mês após a alta da UCIN, caracterizando como o aleitamento materno do prematuro está sendo vivenciado pela família, e assim propor intervenções sobre o mesmo. Adota como referencial teórico Interacionismo Simbólico e seleciona o método qualitativo por enfatizar o conhecimento e compreensão de eventos e situações. A coleta de dados será desenvolvida através de entrevista semi estruturada, tendo como foco a prática de aleitamento materno e os processos interacionais experienciados nas tomadas de decisão a respeito da mesma, tanto nos momentos de estada na, quanto nos vividos em domicilio. Os resultados pretendem compreender a vivência da família na prática do aleitamento materno do recém-nascido prematuro, no momento da alta da UCIN e os vividos em domicílio, a fim de gerar subsídios teóricos para a construção de uma estratégia de intervenção voltada ao cuidado integral das famílias nesta situação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIA CORRÊA PORTO DE ABREU; BRUNA DE SOUZA LIMA MARSKI; NATÁLIA CUSTÓDIO; SORAYA CIRILO CARVALHO; MONIKA WERNET. ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM DOMICÍLIO. Texto & Contexto : Enfermagem, v. 24, n. 4, p. 968-975, . (12/00499-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.