Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da integração entre os conceitos de gênero discursivo e de gramática como habilidade em proposta pedagógica para ensino-aprendizagem de redação acadêmica em inglês

Processo: 12/03944-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 17 de julho de 2012
Vigência (Término): 18 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Eliane Hercules Augusto-Navarro
Beneficiário:Eliane Hercules Augusto-Navarro
Anfitrião: Diane Larsen-Freeman
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Michigan, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Língua inglesa   Gêneros textuais   Redação

Resumo

Neste projeto de pesquisa propomos a análise da adoção de proposta pedagógica que combina as teorias de análise de gênero (Swales, 1990) e de gramática como habilidade (Larsen-Freeman, 2003) para o ensino-aprendizagem da redação de textos acadêmicos em inglês a universitários brasileiros. Ambas as teorias pautam-se na busca pelo desenvolvimento da autonomia de aprendizes de inglês como língua estrangeira e partimos do pressuposto de que a adoção de gêneros textuais específicos pode contribuir para a criação de contexto significativo para o ensino-aprendizagem da língua-alvo e, sobretudo, para uma melhor compreensão de escolhas léxico-gramaticais adequadas. Procuraremos analisar como se dá o processo de compreensão, pelos participantes, de relações entre escolhas linguísticas e sentidos estabelecidos em textos acadêmicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)