Bolsa 11/23663-0 - Educação especial, Formação de professores - BV FAPESP
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A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado, no contexto educacional inclusivo

Processo: 11/23663-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Claudia Regina Mosca Giroto
Beneficiário:Beatriz Aparecida Barboza do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Formação de professores   Práticas pedagógicas   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aluno de inclusão | atendimento educacional especializado | escola inclusiva | formação dos professores | professor especialista | Educação Especial

Resumo

A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado, no contexto educacional a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, na perspectiva da educação inclusiva, tem sido alvo, mais recentemente, de intensos debates no âmbito educacional. Das práticas de segregação escolar, subsidiadas pelo paradigma da institucionalização, passando pelas tentativas de normalização de pessoas com deficiências, apoiadas no paradigma de serviços, até se chegar ao paradigma da inclusão, a Educação Especial passou por um percurso marcado por importantes transformações. O Atendimento Educacional Especializado - AEE, desde a instituição da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a), tem se configurado em cenário para debates acerca de sua conceituação, implantação e utilização na escola. A reorganização do sistema educacional, na perspectiva inclusiva, deve apontar, portanto, para a edificação de uma escola inclusiva que requer uma formação docente que fomente a discussão crítica sobre o saber e o fazer pedagógico direcionado tanto ao reconhecimento das diferenças da diversidade de alunos, quanto das necessidades educacionais determinadas por tais diferenças e possibilite o desenvolvimento de práticas pedagógicas considerando diferentes modos de aprender e ensinar, contrários à cultura escolar tradicional até então vigente, historicamente seletiva e excludente. Subsidiada por tais ideias, a presente pesquisa objetiva investigar a compreensão do professor especialista, sobre seu papel no AEE realizado na sala de recursos multifuncionais de escolas dos municípios situados na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias municipais de educação. Para tal, será utilizado um questionário previamente elaborado de perguntas abertas e fechadas de alternativas que subsidiará a análise dos dados, por meio da elaboração de eixos temáticos e sub eixos, complementados por dados quantitativos. (AU)

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