Busca avançada
Ano de início
Entree

O conceito de crítica literária de Friedrich Schlegel

Processo: 11/21563-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Pontieri
Beneficiário:Constantino Luz de Medeiros
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas literárias   Crítica literária   Hermenêutica   Literatura alemã   Romantismo

Resumo

Esse projeto tem como intuito investigar e iluminar o "conceito de crítica literária de Friedrich Schlegel". Nossa tese busca demonstrar como o crítico, filósofo e filólogo alemão contribuiu para a mudança nos estudos de literatura de sua época ao realizar uma síntese entre a visão estética e histórica do fenômeno literário. Ao utilizar os paradigmas da filosofia da história e da estética para o entendimento dos diversos períodos ou épocas da arte literária, Schlegel realizou uma importante mudança na maneira como a crítica passaria a avaliar a literatura. A partir de seu diálogo com a herança do Iluminismo, e com os escritos de Johann Gottlieb Fichte, Friedrich Schiller, Immanuel Kant, Johann Gottfried Herder, Johann Joachim Winckelmann e Johann Wolfgang Goethe, o crítico desenvolveria um novo modus faciendi de crítica literária, que leva em consideração a atividade reflexionante e criativa do espírito crítico. Na concepção de Schlegel, a crítica literária significaria a busca constante pela perfectibilidade infinita, pela complementação da obra literária e a reflexão filosófica, onde o crítico deveria ser um autor em segunda potência. Parte integrante da origem da crítica literária ocidental, a "revolução estética" que Friedrich Schlegel introduziu nos estudos e na crítica de literatura é a síntese e a revelação de uma cadeia de revoluções, que começara no âmbito das ciências naturais, passando para o campo da filosofia, da economia, da política, até atingir o cerne dos estudos literários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. A crítica literária de Friedrich Schlegel. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.