Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da atividade espontânea de ratos por gravimetria e relações com a capacidade aeróbia e expressão gênica de mcts 1 e 4: efeitos da idade e do treinamento físico.

Processo: 11/16222-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Claudio Alexandre Gobatto
Beneficiário:Pedro Paulo Menezes Scariot
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia do exercício   Capacidade aeróbica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade espontânea | capacidade aeróbia | expressão gênica de MCT 1 e 4 | Fisiologia do Exercício

Resumo

As atividades espontâneas e voluntárias são comportamentos extremamente importantes e refletem características da vida animal. Contudo em animais de laboratório, a exposição a confinamentos (gaiolas) e privação de comportamentos locomotores naturais, pode promover indução ao sedentarismo e competir com melhoras na capacidade aeróbia e anaeróbia, em modelos experimentais envolvendo exercício fisico crônico. Embora as atividades espontânea e voluntária sejam amplamente estudadas em áreas comportamentais, tais parâmetros são pouco relacionados com a capacidade aeróbia natural de roedores, especialmente a expressão de MCT1 e 4. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto baseia-se na determinação das atividades voluntária (roda de atividade) e espontânea (sistema de gravimetria via celulas de carga-(strain gages). A roda de atividade será instalada na gaiola para mensuração diária da atividade voluntária. O sistema de gravimetria consistirá em um equipamento capaz de analisar as respostas de força sobre a gaiola geradas pela ação muscular, independente da atividade cinemática dos animais, com monitoração de 24hs em freqüência de aquisição de 1000Hz. As determinações das intensidades de esforço aeróbios e anaeróbios serão obtidas pelo teste de lactato mínimo. Com isso, espera-se verificar as relações entre a atividade espontânea e voluntária sobre a capacidade aeróbia e expressão gênica de MCTs 1 e 4 em função da idade, treinamento físico, livre acesso a roda de atividade e amplo espaço na gaiola.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENEZES SCARIOT, PEDRO PAULO; MANCHADO-GOBATTO, FULVIA DE BARROS; TORSONI, ADRIANA SOUZA; TORSONI, MARCIO ALBERTO; MASSELLI DOS REIS, IVAN GUSTAVO; BECK, WLADIMIR RAFAEL; GOBATTO, CLAUDIO ALEXANDRE. Wide housing space and chronic exercise enhance physical fitness and adipose tissue morphology in rats. APPLIED PHYSIOLOGY NUTRITION AND METABOLISM, v. 40, n. 5, p. 489-492, . (11/16222-7, 12/20501-1)
SCARIOT, PEDRO P. M.; MANCHADO-GOBATTO, FULVIA DE BARROS; TORSONI, ADRIANA S.; DOS REIS, IVAN G. M.; BECK, WLADIMIR R.; GOBATTO, CLAUDIO A.. Continuous Aerobic Training in Individualized Intensity Avoids Spontaneous Physical Activity Decline and Improves MCT1 Expression in Oxidative Muscle of Swimming Rats. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 7, . (11/16222-7, 14/10336-9, 12/20501-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCARIOT, Pedro Paulo Menezes. Determinação da atividade espontânea de ratos por gravimetria e relações com a capacidade aeróbia e expressão gênica de MCTs 1 e 4: efeitos da idade e do treinamento físico. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas Limeira, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.