Busca avançada
Ano de início
Entree

Óxido Nítrico e Neurotransmissão em Neurônios Magnocelulares do Núcleo Supraóptico de Ratos

Processo: 12/01859-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Wamberto Antonio Varanda
Beneficiário:Pedro Leonardo Cedraz Mercez
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Núcleo supraóptico   Óxido nítrico   Vasopressinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:correntes pós-sinápticas excitatórias e inibitórias | neurnios magnocelulares | núcleo supraóptico | óxido nítrico | oxitocina | vasopressina | Eletrofisiologia de Células Excitáveis

Resumo

A importância do óxido nítrico (NO) como um neurotransmissor envolvido no controle da atividade dos neurônios magnocelulares do SON (nmSON) foi postulada quando se observaram aumentos significativos na expressão dos RNAm para a óxido nítrico sintase (NOS), assim como dos peptídeos ocitocina (OT) e vasopressina (VP), após estímulo com solução hiperosmótica. Recentemente, tem sido mostrado que um efeito indireto do NO sobre os nmSON ocorre através da modulação da transmissão sináptica. NO promove seu efeito inibitório sobre os neurônios do SON potencializando as entradas sinápticas espontâneas por atuar em terminais GABAérgicos pré-sinápticos. Por outro lado, o NO parece não exercer qualquer modulação sobre as EPSCs espontâneas promovida pela neurotransmissão glutamatérgica. Além disso, L-NAME, um inibidor da NOS aumentou a freqüência de potenciais de ação induzida por solução hipertônica, sugerindo que durante desafios osmóticos NO endógeno é sintetizado e como conseqüência, a atividade dos nmSON é modulada negativamente. Recentemente, diversos estudos indicam que membros da família de receptores de potencial transiente sensíveis a vanilóides (TRPV), que são canais para cátions, podem atuar como osmomecano receptores em nmSON. Assim, objetivamos através deste estudo investigar os efeitos do NO sobre as correntes pós-sinápticas evocadas em nmSON de ratos, assim como, investigaremos se o mecanismo osmosensitivo via canais TRPV pode influenciar os efeitos moduladoras do óxido nítrico sobre a atividade elétrica dos nmSON.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M.P. DA SILVA; P.L. CEDRAZ-MERCEZ; W.A. VARANDA. Effects of nitric oxide on magnocellular neurons of the supraoptic nucleus involve multiple mechanisms. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 47, n. 2, p. 90-100, . (12/01859-2, 12/19750-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.