Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação farmacológica de compostos híbridos antiinflamatórios e analgésicos não esteróides doadores de sulfeto de hidrogênio na artrite e dor crônica

Processo: 11/16645-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Soraia Katia Pereira Costa
Beneficiário:Filiphe de Paula Nunes Mesquita
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor neuropática   Híbridos   Artrite   Ratos

Resumo

A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável que está associada a lesões reais ou potenciais. Pode ser ainda classificada quanto ao seu tempo de ação e intensidade em aguda ou crônica, e quanto a sua localização em somática, visceral ou neuropática. A dor neuropática acomete principalmente os componentes do sistema nervoso. Esse tipo de dor tem grande incidência na população mundial, porém os tratamentos e drogas disponíveis hoje em dia não significam necessariamente cura dessa patologia. A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica que acomete cerca de 1-2% da população mundial. Possui grande impacto social econômico devido ao dispendioso tratamento. O gás sulfeto de hidrogênio (H2S), por muito tempo foi considerado apenas como um poluente ambiental, mas estudos recentes tem demonstrado a importância fisiológica desse gás para os mamíferos. Ele atua em diversos processos do organismo como a inflamação, dor, regulação da pressão arterial. O uso de compostos híbridos antiinflamatórios e analgésicos não esteróides doadores de sulfeto de hidrogênio tem chamado a atenção devido a potencialização de efeitos benéficos e minimização dos efeitos maléficos em processos onde outros AINES são indicados. Devido a essas descobertas recentes achamos pertinente avaliar o papel do H2S em modelo de artrite reumatóide e dor neuropática induzida por quimioterápico. Serão avaliados aspectos como os parâmetros inflamatórios, nociceptivos e bioquímicos. Pretende-se ainda desvendar o mecanismo de ação do composto em modelo de artrite induzida por carragenina e dor neuropática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESQUITA, Filiphe de Paula Nunes. Avaliação farmacológica de compostos híbridos antiinflamatórios e analgésicos não esteróides doadores de sulfeto de hidrogênio na artrite e dor crônica.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.