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Perspectivas e percepções do novo rádio: um estudo de recepção do conteúdo radiofônico atual entre os ouvintes na Geração Y

Processo: 12/01776-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Pesquisador responsável:Antonio Francisco Magnoni
Beneficiário:Giovani Vieira Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Rádio (meio de comunicação)   Recepção (comunicação)   Jovens

Resumo

A presente pesquisa propõe um estudo teórico e de campo para mensurar o interesse de estudantes adolescentes de 12 a 17 anos pela programação de rádio, seja em audição convencional, pela internet ou por dispositivos digitais portáteis. Os atuais adolescentes constituem o principal grupo social da denominada Geração Y ou Geração da Internet. São pessoas em formação sociocultural, educacional, psicológica e profissional, sob intensa influência das culturas da informática, da comunicação audiovisual e também da globalização cultural e econômica, e por isso representam um público estratégico para as pesquisas sobre recepção e cultura midiática. A pesquisa também pretende detectar os índices de recepção radiofônica entre as novas gerações brasileiras que poderão diminuir quantitativamente em decorrência dos processos de digitalização dos meios e dos suportes de Comunicação e da convergência de plataformas, conteúdos e linguagens midiáticas. O instrumento analítico será um estudo qualitativo e quantitativo desenvolvido em duas escolas de ensino fundamental e médio de Bauru, interior de São Paulo, em um universo amostral de 100 estudantes com distintos níveis socioeconômicos e culturais. Para abordar o grupo selecionado, serão utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas para identificar os tipos de produtos de comunicação mais consumidos e quais veículos têm a preferência dos estudantes. Os hábitos, formas e índices de consumo de outros meios de comunicação pelo público delimitado serão confrontados com os índices gerais de audiência radiofônica, que também deverão revelar em qual dispositivo receptor de rádio são sintonizadas as programações prediletas e quais tipos de atrações ainda seduzem os grupos pesquisados. (AU)

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