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O gosto francês nas cortes germânicas do séc. XVIII: os Quartetos de Paris de Georg Philipp Telemann

Processo: 11/22952-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Noara de Oliveira Paoliello
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/01730-5 - Uma investigação sobre gênero e gosto na música de Telemann - os quartetos de "Paris", BE.EP.DR
Assunto(s):Musicologia

Resumo

Propõe-se nesta pesquisa demonstrar a forte influência - raramente discutida nos estudos sobre o assunto - do gosto francês nas cortes germânicas setecentistas e na prática musical conhecida como Gostos Reunidos. Concentrar-nos-emos nos Quartetos de Paris, de Georg Philipp Telemann (1681-1767) que, além de representarem claramente a influência francesa sobre a música alemã, permitem ainda um estudo dos gêneros da ocasião de câmara sob a perspectiva do decoro setecentista.Em minha dissertação de mestrado, realizada com bolsa FAPESP, aprofundei-me na questão dos Gostos Reunidos a partir de preceptivas setecentistas que abordam os conceitos de gosto e estilo. Naquele trabalho, foi mapeada a presença de diversos compositores estrangeiros nas cortes germânicas, sendo constatada forte presença de músicos e compositores franceses. Ainda, na autobiografia de Telemann, tido por músicos alemães setecentistas como modelo de imitação e melhor representante da prática dos Gostos Reunidos, o compositor se declara grande partidário do gosto francês. Estes fatos mostraram que esta é uma questão fundamental para uma melhor compreensão dos Gostos Reunidos.Os Quartetos de Paris de Georg Philipp Telemann foram escolhidos para esta pesquisa por mostrarem uma predominância do estilo francês, ao mesmo tempo em que empregam gêneros tipicamente italianos - como a sonata e concerto. Com isso, permitem um estudo das prescrições decorosas de gênero no contexto da ocasião de câmara e dos Gostos Reunidos. Essas informações, associadas ao fato de Telemann constituir uma autoridade na utilização dos Gostos Reunidos, tornam esses quartetos um instigante objeto de investigação.

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