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Mudar é difícil mas é possível e urgente: referenciais e práticas da pedagogia freireana para a formação de educadores

Processo: 11/23933-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Branca Jurema Ponce
Beneficiário:Alexandre Saul Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Teatro   Formação de professores

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de investigar as contribuições da Educação Popular e da pedagogia freireana, com vistas ao desenvolvimento, à compreensão e à sistematização de uma prática de formação docente com dimensões política, cognoscitiva, socioafetiva, integradora e estética, junto a dois coletivos de educadores da cidade de São Paulo. A primeira etapa do trabalho de campo foi realizada com professores de uma escola pública voltada par a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a segunda etapa está sendo realizada junto a mestrandos de um Programa Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional), cujo foco é a formação de formadores. Pretende-se compreender as razões dos problemas que se apresentam como obstáculos para a formação docente, em diferentes espaços, inseridos em seus contextos históricos e complexidades, tendo como horizonte a criação coletiva de soluções para esses problemas e a superação das situações de desumanização nas relações de ensino-aprendizagem. O caminho metodológico escolhido e trilhado, até o momento, nos dois lócus da pesquisa, tem inspiração nos pressupostos da pesquisa-participante, de abordagem qualitativa. As atividades desenvolvidas nos encontros de formação de educadores são de natureza teórico-prática e incluem diferentes linguagens (texto, vídeo, música, teatro, dinâmicas e discussões), a partir das necessidades do grupo e de suas práticas educativas. Vale-se de uma compreensão de que todo o conhecimento está inserido em uma totalidade e que sua apreensão crítica não pode prescindir de aportes de diferentes áreas da produção humana e formas de conhecer, entre elas, a arte, com especial destaque para o teatro. O quadro teórico utilizado considera, principalmente, as ideias de Paulo Freire, Kenneth Zeichner, Antonio Nóvoa, Michael Apple, Licínio Lima e Augusto Boal. A análise dos dados coletados será feita a partir de categorias emergentes do quadro teórico selecionado. A "triangulação" dos dados coletados por meio de entrevistas, questionários, observações e análise de documentos será utilizada com vistas a assegurar a compreensão dos dados e conferir validade e rigor aos resultados da investigação. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, aponta um caminho importante de participação e diálogo na formação de educadores. Trata-se da criação de um tempo/espaço de empoderamento, no qual os educadores podem dialogar e construir ativamente sua formação. Os resultados obtidos na pesquisa serão sistematizados com a intenção de mostrar que o pensamento de Paulo Freire e a arte são aportes fundamentais que podem ganhar materialidade, na escola pública e na Pós-Graduação, hoje, na formação de educadores. Serão apresentadas implicações desta investigação para as políticas públicas de educação. (AU)

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