Busca avançada
Ano de início
Entree

Condicionantes hidro-climáticas e resposta da dinâmica de nitrogênio e carbono em uma área de caatinga, Pernambuco

Processo: 12/01138-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Laura de Simone Borma
Beneficiário:Karinne Reis Deusdará Leal
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/52468-0 - Impactos de mudanças climáticas sobre a cobertura e uso da terra em Pernambuco: geração e disponibilização de informações para o subsídio a políticas públicas, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Caatinga   Ciclo hidrológico   Biogeoquímica   Solos   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biogeoquímica | Caatinga | Ciclo hidrologico | solo-atmosfera | ciclagem biogeoquímica

Resumo

A umidade do solo possui papel fundamental nos processos de ciclagem biogeoquímica do nitrogênio e outros nutrientes. Além de controlar a produtividade primária, a umidade do solo afeta a atividade microbiana, determinando a velocidade da ciclagem biogeoquímica e, em última instância, a disponibilidade do nitrogênio e outros nutrientes. Em ambientes áridos e semi-áridos, as temperaturas são elevadas, a precipitação é escassa e a disponibilidade de água é baixa e altamente variável no espaço e no tempo. As consequências desse padrão de comportamento hidro-climático sobre a ciclagem de nutrientes nesses ambientes ainda não estão completamente entendidas. Sabe-se também que, não somente a precipitação, mas outras forçantes climáticas, tais como a radiação e a ação dos ventos, podem influenciar a ciclagem biogeoquímica em ambientes áridos e semi-áridos. O presente projeto visa examinar os efeitos das várias forçantes hidro-climáticas (e.g. precipitação, radiação, temperatura, velocidade do vento, entre outras) sobre a ciclagem biogeoquímica em um ambiente de caatinga. O estudo será realizado no município de São João, Pernambuco, em duas áreas: uma natural e uma antropizada. Serão amostrados o solo e a água, nos compartimentos do seu ciclo (precipitação, precipitação interna, escoamento superficial, água gravitacional e intersticial do solo). A partir dessa amostragem, serão realizadas análises que permitirão delinear a dinâmica de carbono e nitrogênio, caracterizando a transferência das espécies químicas entre o ambiente atmosférico e o terrestre. Além disso, será avaliado o acoplamento entre o ciclo hidrológico e os ciclos biogeoquímicos, permitindo verificar se outros controles abióticos, além da umidade, atuam como forçantes na disponibilidade de nutrientes em ambiente de caatinga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEUSDARA, K. R. L.; FORTI, M. C.; BORMA, L. S.; MENEZES, R. S. C.; LIMA, J. R. S.; OMETTO, J. P. H. B.. Rainwater chemistry and bulk atmospheric deposition in a tropical semiarid ecosystem: the Brazilian Caatinga. Journal of Atmospheric Chemistry, v. 74, n. 1, p. 71-85, . (12/01138-3, 09/52468-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.