Busca avançada
Ano de início
Entree

Microtranscriptoma da oncogênese tireoideana: regulação pós-transcricional na tumorigênese e progressão do câncer de tireoide

Processo: 11/52051-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Edna Teruko Kimura
Beneficiário:Murilo Vieira Geraldo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Progressão tumoral   MicroRNAs   Neoplasias da glândula tireoide
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Tiroide | Microrna | Progressao Tumoral | Tiroide

Resumo

A incidência de neoplasias da tireoide tem aumentado em todo o mundo. Em cerca de 5% dos casos de carcinoma papilífero (PTC), o tipo histológico mais prevalente de tumores tireoideanos, os tumores se comportam de forma agressiva, progredindo para tumores indiferenciados e refratários à terapêutica convencional, levando o paciente a óbito em até 5 anos. No PTC, as alterações genéticas melhor caracterizadas até o momento envolvem a ativação de uma via estimulatória da proliferação, a via MAPK. Recentes estudos de microarray mostram a desregulação da expressão de microRNAs (miRNA) no PTC. MiRNAs são pequenos RNAs não codificadores de proteínas envolvidos na regulação pós-transcricional da expressão gênica freqüentemente associados à tumorigênese e progressão tumoral. No câncer de tireoide, embora considerados promissores marcadores moleculares, o papel funcional destes miRNAs na fisiopatologia do câncer de tireoide permanece pouco explorado, principalmente no que diz respeito à perda de diferenciação encontrada nos carcinomas mais agressivos. Este projeto tem como objetivo identificar e entender o papel dos miRNAs na progressão tumoral do carcinoma papilífero. O painel de miRNAs diferencialmente expressos no tecido tireoideano obtido de camundongos transgênicos para o oncogene BRAFT1799A será identificado por meio da tecnologia de sequenciamento de última geração SOLiD (CEFAP-ICB-USP) seguido de análise in sílico. Os miRNAs diferencialmente expressos serão analisados funcionalmente em linhagens celulares de carcinoma tireoideano com o intuito de identificar miRNAs de relevância nos processos de tumorigênese e progressão tumoral, abrindo perspectivas para o desenvolvimento de novas estratégias para a terapia e o seguimento clínico do câncer de tireoide. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDO, MURILO VIEIRA; NAKAYA, HELDER IMOTO; KIMURA, EDNA TERUKO. Down-regulation of 14q32-encoded miRNAs and tumor suppressor role for miR-654-3p in papillary thyroid cancer. ONCOTARGET, v. 8, n. 6, p. 9597-9607, . (11/50732-2, 11/52051-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.