Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de atividades em sala de aula regular em conjunto com a aplicação de um software de leitura e escrita para alunos autistas

Processo: 11/23523-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Leticia Barbieri
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Leitura e escrita   Sala de aula   Crianças autistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autistas inseridos na rede regular | Ensino Colaborativo | Leitura | Ensino e Aprendizagem

Resumo

Leitura e escrita são consideradas habilidades relevantes para o repertório acadêmico de qualquer indivíduo. Entretanto, o baixo desempenho nestes repertórios tem sido observado entre alunos com deficiência intelectual, incluídos na rede regular de ensino. O presente projeto tem como objetivo planejar, implementar e avaliar uma proposta de ensino colaborativo com atividades concatenadas a serem aplicadas por professores da sala de aula regular e professores de educação especial, visando a aprendizagem de habilidades de leitura por alunos autistas incluídos na rede regular de ensino. As atividades a serem aplicadas nos dois contextos educacionais estarão baseadas na estrutura de um software de ensino, testado amplamente para o ensino de leitura e escrita. O procedimento será baseado em um esquema de delineamento com tratamentos alternados, em que serão planejadas, implementadas e avaliadas as atividades a serem aplicadas pelos professores regulares e de educação especial (condição experimental AB), apenas pelos professores de educação especial (condição A), ou apenas pelo professor regular (condição B). Serão recrutados seis alunos incluídos no ensino regular. Cada um deles será exposto às diferentes condições alternadas, ao longo de quatro unidades de ensino. Serão aplicados instrumentos no pré-teste, ao longo de cada passo de ensino e unidade, pós-teste e no follow-up. Para análise de dados será comparado o desempenho do aprendiz em cada momento de avaliação, o número de repetições por passo e será investigado o comportamento do monitor em cada condição. Espera-se que os resultados produzidos possam auxiliar na elaboração de estratégias de ensino eficazes de leitura e escrita para esses aprendizes, envolvendo professores especiais e regulares.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)