Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem do destino do nitrogênio proveniente de uréia marcada com N-15 em cultura de café fertirrigada

Processo: 11/22320-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 17 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Klaus Reichardt
Beneficiário:Victor Meriguetti Pinto
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fertirrigação   Modelagem   Lixiviação   Nitrogênio   Física do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fertirrigação | lixiviação | Modelagem | Nitrogênio | N-15 | Física do Solo

Resumo

Este plano de pesquisa propõe o uso do modelo Soil-Water-Atmosphere-Plant (SWAP) em associação com o modelo Agricultural Nutrient Model (ANIMO) para simular o destino do nitrogênio (N) proveniente de uréia marcada com 15N em cultura de café fertirrigada. As disciplinas do curso de doutorado serão realizadas no primeiro semestre de 2012 e em seguida será iniciado o trabalho de tese, com uma revisão bibliográfica profunda e estudos sobre o modelo SWAP/ANIMO e seu funcionamento. Para o segundo semestre de 2012 está previsto um treinamento no uso do SWAP/ANIMO na Universidade de Wageningen, na Holanda. A calibração do modelo será feita com dados experimentais já levantados em estudos anteriores, em que se utilizou o isótopo 15N como traçador do trajeto do N derivado do fertilizante no solo sob cultura de café no oeste do estado da Bahia. A modelagem em agricultura tem por objetivo descrever matematicamente os processos do sistema solo-planta-atmosfera, e responder questões que só poderiam ser respondidas desenvolvendo-se experimentos de alto custo e que consomem tempo. Aqui o modelo SWAP/ANIMO será empregado para o estudo da dinâmica do N junto da solução do solo em uma cultura de café e assim investigar o comportamento deste nutriente em diferentes situações de aplicação de fertilizantes nitrogenados e de cenários de irrigação e chuva. O programa de doutoramento encerra-se com a defesa da tese, prevista para o 2° semestre de 2014.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, VICTOR MERIGUETTI; REICHARDT, KLAUS; VAN DAM, JOS; VAN LIER, QUIRIJN DE JONG; BRUNO, ISABELI PEREIRA; DURIGON, ANGELICA; DOURADO-NETO, DURVAL; BORTOLOTTO, RAFAEL PIVOTTO. Deep drainage modeling for a fertigated coffee plantation in the Brazilian savanna. Agricultural Water Management, v. 148, p. 130-140, . (11/22320-1)
PINTO, VICTOR MERIGUETTI; BRUNO, ISABELI PEREIRA; VAN LIER, QUIRIJN DE JONG; DOURADO-NETO, DURVAL; REICHARDT, KLAUS. Environmental benefits of reducing N rates for coffee in the Cerrado. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 166, p. 76-83, . (11/22320-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Victor Meriguetti. Simulação da dinâmica da água e do nitrogênio em um solo de Cerrado cultivado com café utilizando os modelos SWAP e ANIMO. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.