Busca avançada
Ano de início
Entree

Organogênese do lobo ventral da próstata do gerbilo da Mongólia (Meriones unguiculatus) durante o período pré-natal

Processo: 11/20358-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Bruno Domingos Azevedo Sanches
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução   Próstata   Organogênese   Desenvolvimento   Citoquímica   Morfometria   Processos de ramificação   Imuno-histoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | imunohistoquimica | Morfometria | Próstata | Biologia da reprodução

Resumo

A próstata é uma glândula existente exclusivamente no trato reprodutor de mamíferos e cuja secreção está associada com a manutenção e maturação dos espermatozóides, garantindo o sucesso da reprodução. O seu desenvolvimento, que é semelhante entre a maioria dos mamíferos, se dá a partir de um tecido mesenquimal indiferenciado que recebe o nome de seio urogenital (UGS), local onde ocorre todo o processo de morfogênese prostática que é finamente regulado por andrógenos e estrógenos. Apesar de existirem muitas informações a respeito da organogênese prostática em roedores como ratos e camundongos, nada foi descrito sobre este evento em gerbilos da Mongólia. Portanto, tendo em vista que a utilização deste modelo animal em estudos com enfoque reprodutivo vem aumentando nos últimos anos, o conhecimento detalhado sobre os eventos que ocorrem durante a organogênese prostática se torna necessário e fundamental para o melhor entendimento dos mecanismos envolvidos na formação desta glândula. Logo, o objetivo deste estudo é avaliar o padrão de brotamento e ramificação do lobo ventral a partir do 17º dia embrionário até o primeiro dia pós-natal em machos do gerbilo. Para isto, os tratos reprodutores destes animais serão dissecados e processados para inclusão em parafina. Em seguida, os cortes obtidos serão submetidos às técnicas citoquímicas e imunohistoquímicas, sendo posteriormente destinados a análises morfológicas gerais e de caracterização dos números de brotos existes em cada fase do desenvolvimento. A partir dos resultados, pretende-se obter a precisa descrição da evolução dos eventos da organogênese prostática nestes animais, o que poderá contribuir para um melhor entendimento dos mecanismos que envolvem o desenvolvimento desta glândula.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, FERNANDA C. A.; NEGRE, ANA F. P.; RODRIGUEZ, DANIEL A. O.; DE SOUSA, GESSICA C.; RODRIGUES, GIOVANNA A.; SANCHES, BRUNO D. A.; CARVALHO, HERNANDES F.; TABOGA, SEBASTIAO R.; BIANCARDI, MANOEL F.. emale Prostate Development: Morphological Analysis of the Budding Dynami. Microscopy and Microanalysis, v. 28, n. 1, p. 272-280, . (09/53990-2, 11/06335-9, 11/20358-1, 09/16789-7)
AZEVEDO SANCHES, BRUNO DOMINGOS; BIANCARDI, MANOEL FRANCISCO; ALCANTARA DOS SANTOS, FERNANDA CRISTINA; GOES, REJANE MAIRA; LEITE VILAMAIOR, PATRICIA SIMONE; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO. Budding Process During the Organogenesis of the Ventral Prostatic Lobe in Mongolian Gerbil. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 77, n. 6, p. 458-466, . (09/53990-2, 09/16789-7, 11/20358-1, 11/06335-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.