Busca avançada
Ano de início
Entree

Macrofauna edáfica do solo e líquens como bioindicadores de degradação em remanescentes florestais urbanos

Processo: 11/19195-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Regina Márcia Longo
Beneficiário:Gabriela Fernandes Zangirolami
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Ambiental. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Qualidade do ar   Conservação dos recursos naturais   Fragmentos florestais   Estudos transversais   Campinas (SP)

Resumo

A Mata do Quilombo, localizada em Barão Geraldo, no município de Campinas/SP, é um fragmento muito susceptível aos impactos causados por incêndios, vandalismo, depósito de lixo, local de caça dos poucos animais que restam e principalmente sujeitos a pressão imobiliária. Pouca atenção vem sendo dada a preservação e ao manejo desse remanescente, que se encontra em uma área privada e está praticamente abandonado. Neste contexto o presente trabalho tem por objetivo avaliar as modificações ocorridas em relação à fauna de solo decorrentes da substituição da vegetação natural por pastagem e cana-de-açúcar visando contribuir para a discussão de posteriores programas de recuperação bem como avaliar, por meio da permanência ou ausência de liquens, que são bioindicadores de poluição, a qualidade do ar atmosférico no remanescente florestal urbano, Mata do Quilombo, na cidade de Campinas/SP. Os elementos considerados e analisados para a consecução do objetivo proposto para este trabalho constam de: caracterização da área de estudo, coleta e identificação de grupos taxonômicos a que pertencem a fauna invertebrada e análise da distribuição dos liquens em espécies florestais do entorno. As coletas serão realizadas segundo o procedimento do método de armadilhas "pitfall traps" (OLIVEIRA,2000; AQUINO, 2001 apud CATANOZI, 2010) com a finalidade de amostrar invertebrados para cada área/situação estudada. Para tanto, estabeleceram-se três áreas: remanescente florestal, cana-de-açúcar e pastagem onde serão traçados segmentos de seção transversal na qual foram distribuídos pontos de coleta, equidistantes em 10 m.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)