Busca avançada
Ano de início
Entree

Custos energéticos do alcance da temperatura ótima em termogradiente para Tropidurus torquatus (Squamata, Tropiduridae)

Processo: 11/22987-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Luciana Ferreira Leite Leiriao
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecofisiologia   Regulação da temperatura corporal   Squamata   Tropiduridae   Tropidurus torquatus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:custos energéticos | Squamata | temperatura ótima | Ecofisiologia

Resumo

Como é característico de animais ectotérmicos, anfíbios e répteis obtêm diretamente do ambiente energia térmica necessária para o processamento das reações metabólicas de seu organismo. Lagartos (Squamata, Lacertilia) termorregulam de forma muito precisa, através de mecanismos fisiológicos e, principalmente, comportamentais. Porém, o controle da temperatura envolve alguns custos. A literatura que aborda a determinação e a quantificação destes custos é escassa. O presente projeto pretende investigar e quantificar a busca por fontes de energia e os custos energéticos envolvidos no processo termorregulatório de lagartos da espécie Tropidurus torquatus (Squamata, Tropiduridae) para que sua temperatura preferencial seja atingida em um termogradiente. Para tanto, serão utilizados 20 indivíduos de T. torquatus, coletados no Parque Continental, município de Osasco, na grande São Paulo. Presume-se que lagartos colocados a uma temperatura ambiente baixa busquem mais ativamente fontes de energia e que a adição de uma massa extra a um lagarto faça com que ele tenha que realizar maior força, ou seja, tenha maior gasto de energia, para movimentar-se. Desta forma será analisada a termorregulação de cada animal em três condições de termogradiente, sempre com temperatura ambiental de 20ºC: com o termogradiente desligado, com ele ligado e com ele ligado e com uma massa extra atada ao animal.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEIRIAO, LUCIANA; PIANTONI, CARLA; RIBEIRO, PEDRO L.; NAVAS, CARLOS A.. Independent influence of thermoregulatory cost on the lower and upper set-points of a heliothermic lizard. Behavioural Processes, v. 164, p. 17-24, . (09/54842-7, 11/22987-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.