Busca avançada
Ano de início
Entree

Exercício físico como ferramenta para aumentar a eficácia da terapia celular com células-tronco mensequimais em modelo de doença arterial periférica

Processo: 11/18197-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Sang Won Han
Beneficiário:Bruno Tesini Roseguini
Instituição-sede: Centro de Terapia Celular e Molecular. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia baseada em transplante de células e tecidos   Medicina regenerativa   Doença arterial periférica

Resumo

A doença arterial periférica (DAP) é uma manifestação comum da aterosclerose que afeta uma parcela importante da população idosa. A despeito da crescente prevalência e do impacto desta doença na qualidade de vida dos pacientes, as opções de tratamento disponíveis tem baixo custo-efetividade e não são acessíveis para a maioria dos pacientes. A terapia celular com células-tronco mesenquimais parece ser uma alternativa promissora para promover a recuperação funcional dos indivíduos com DAP. No entanto, diversos estudos tem mostrado que apenas uma parcela infima das células administradas nos membros inferiores afetados sobrevive, o que diminui enormemente o potentical terapêutico desta estratégia. O objetivo principal desta proposta é testar a hipótese de que a realização de uma única sessão de exercício intenso antes da administração de células mesenquimais pode aumentar a sobrevivência e incorporação das mesmas no tecido isquêmico e consequentemente aumentar a eficácia desta terapia. Especificamente, hipotetizamos que uma sessão de exercício promove aumento na expressão no musculo esquelético de quimiocinas e citocinas envolvidas na atração e sobrevivência de células-tronco, como o fator SDF-1 e seu receptor CXCR4. Por esta razão, a realização do exercicio deverá aumentar a presença de células mesenquimais na musculatura após o transplante e por fim, amplificar a melhora nos índices de recuperação funcional e densidade vascular nos membros inferiores. Como o exercicio é não-invasivo, acessível e facilmente aplicável, os resultados deste trabalho podem ter grandes implicações para o uso clínico da terapia celular com células tronco mesenquimais na DAP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSEGUINI, BRUNO T.; SILVA, LEONARDO M.; POLOTOW, TATIANA G.; BARROS, MARCELO P.; SOUCCAR, CADEN; HAN, SANG W.. Effects of N-acetylcysteine on skeletal muscle structure and function in a mouse model of peripheral arterial insufficiency. JOURNAL OF VASCULAR SURGERY, v. 61, n. 3, p. 777-786, . (10/51344-3, 11/18197-0, 11/00859-6)
SHELDON, RYAN D.; ROSEGUINI, BRUNO T.; LAUGHLIN, M. HAROLD; NEWCOMER, SEAN C.. New insights into the physiologic basis for intermittent pneumatic limb compression as a therapeutic strategy for peripheral artery disease. JOURNAL OF VASCULAR SURGERY, v. 58, n. 6, p. 1688-1696, . (11/18197-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.