Busca avançada
Ano de início
Entree

Protótipo Arquitetônico utilizando Painéis com Inovação Tecnológica fabricados com Partículas Homogêneas de Resíduos de Madeira.

Processo: 11/16989-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Rocco Lahr
Beneficiário:Sabrina Fernanda Sartório Poleto
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aproveitamento de subprodutos

Resumo

A exploração predatória dos recursos naturais no Brasil, assim como as técnicas rudimentares de desdobro empregadas para o processamento de madeira, em particular de serraria, marcenaria e indústrias moveleiras, contribui muito para o aumento da quantidade de resíduos gerados. Mas a crescente demanda industrial por recursos florestais pode ser de grande valia na construção civil, na indústria moveleira, desde que feita de maneira racionalizada e equilibrada. Dentro deste contexto o aproveitamento de resíduos na fabricação de Painéis de Partículas Homogêneos, PPH, é mais uma alternativa para o desenvolvimento de produtos com valor agregado e com grandes possibilidades de lucro. Assim, considerando a viabilidade técnica constatada em pesquisas anteriores de iniciação científica para se trabalhar com os painéis nos diversos segmentos da construção civil e em quaisquer outros em que estes possam ser inseridos, pretende-se trabalhar com um protótipo a ser construído para fins de aprofundamento destes estudos e para avaliar a aplicabilidade dos painéis para revestimento de pisos e paredes. Os painéis para a construção do protótipo serão fabricados com as denominadas partículas homogêneas, de acordo com a normatização nacional e internacional (EUA e Canadá), a partir de resíduos de madeira provenientes de áreas de reflorestamento na região de São Carlos, SP, e obtidos em serrarias e marcenarias e indústrias locais, em escala de laboratório. Espera-se obter os resultados esperados para confirmar a viabilidade do emprego destes painéis no mercado de revestimentos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Protótipo arquitetônico utilizando painéis com inovação tecnológica fabricados com partículas homogêneas de resíduos de madeira. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.