Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre os testes perceptivos e a videofluoroscopia no diagnóstico da disfunção velofaríngea

Processo: 11/16733-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Inês Pegoraro Krook
Beneficiário:Maira de Souza Périco
Instituição Sede: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Anormalidades craniofaciais   Fenda labial   Insuficiência velofaríngea   Percepção auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação perceptivoauditiva | Disfunção Velofaríngea | Fissura labiopalatina | videofluoroscopia | Fala

Resumo

A insuficiência e a incompetência velofaríngea são tipos de disfunção velofaríngea (DVF) que requerem condutas distintas de tratamento. Nenhuma intervenção efetiva poderá ser realizada se não houver o diagnóstico diferencial preciso do tipo de DVF e, para se consegui-lo, é necessária a realização de uma avaliação clínica (perceptivo-auditiva) e instrumental. A avaliação perceptivo-auditiva é considerada por muitos autores como padrão ouro para identificar as alterações de fala e voz em indivíduos com fissura palatina. Na literatura são descritos alguns métodos e testes específicos para realizar, de forma clínica, o diagnóstico diferencial da DVF, como os Testes de Hipernasalidade e de Emissão de Ar Nasal, propostos por Bzoch (2004), com o intuito de auxiliar a avaliação da função e da disfunção velofaríngea. Exames instrumentais por imagem, como a videofluoroscopia complementam os achados da avaliação perceptivo-auditiva e frequentemente são utilizados para definir condutas cirúrgicas secundárias. Nenhum estudo foi realizado até hoje para verificar qual a correlação entre os testes perceptivos propostos por Bzoch com os resultados do exame de videofluoroscopia. Objetivo: Verificar a correlação entre os resultados dos Testes de Hipernasalidade e Emissão de Ar Nasal e os achados do exame de videofluorocopia no diagnóstico da DVF, em indivíduos com fissura labiopalatina. Material e Método: A casuística será constituída de 30 pacientes, com idades entre 5 e 15 anos, com fissura labiopalatina operada, que tenham realizado os Testes de Hipernasalidade e de Emissão de Ar Nasal na mesma data do exame de videofluorosocopia, para diagnóstico da DVF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAÍRA DE SOUZA PÉRICO; JENIFFER DE CÁSSIA RILLO DUTKA; MELINA EVANGELISTA WHITAKER; ANA FLÁVIA RODRIGUES DA SILVA; OLIVIA MESQUITA VIEIRA DE SOUZA; MARIA INÊS PEGORARO-KROOK. Concordância entre os testes perceptivos e a videofluoroscopia no diagnóstico da disfunção velofaríngea. Audiol., Commun. Res., v. 19, n. 3, p. 222-229, . (11/16733-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PÉRICO, Maira de Souza. Concordância entre os testes perceptivos e a videofluoroscopia no diagnóstico da disfunção velofaríngea. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.