Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito in situ de uma goma de mascar contendo caseína fosfopeptídea - fosfato de cálcio amorfo (cpp-acp) na erosão dentária

Processo: 11/16326-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Daniela Rios Honório
Beneficiário:Catarina Ribeiro Barros de Alencar
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Goma de mascar   In situ   Erosão dentária   Saliva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Erosão dentária | Goma de Mascar | In situ | saliva | Erosão dentária

Resumo

Ao longo das últimas décadas pesquisas em Odontologia têm evidenciado prevalências crescentes de erosão dentária, de modo que vários tipos de tratamento são propostos para estas lesões, sendo que a maioria está baseada na reposição ao esmalte dos minerais perdidos na desmineralização não mediada por bactérias. Um destes elementos é a caseína fosfopeptídea - fosfato de cálcio amorfo (CPP- ACP), de nome comercial Recaldent® que incorporada à goma de mascar tem como proposta potencializar a remineralização do esmalte. O objetivo do presente estudo será avaliar o efeito do CPP- ACP presente na goma de mascar, sobre a erosão do esmalte "in situ". Para isto, serão confeccionados blocos de esmalte de dentes permanentes, que serão colocados em um dispositivo bucal utilizado por 12 voluntários previamente selecionados. O experimento contará com 4 grupos com as seguintes condições: GI - esmalte submetido a desafio erosivo sem tratamento; GII - esmalte submetido a desafio erosivo tratado com Trident Total® (CPP-ACP) GIII - esmalte submetido a desafio erosivo tratado com Trident® GIV - esmalte submetido a desafio erosivo tratado com Trident® sem sabor O estudo será conduzido por 4 fases de 7 dias com intervalo de 7 dias entre elas. A cada fase o voluntário irá imergir o aparelho em bebida ácida 4 vezes ao dia por 5 minutos. As alterações do esmalte serão analisadas por dureza superficial e perfilometria. Os resultados serão submetidos à análise estatística apropriada considerando o fator sob estudo (tipo de tratamento para remineralização e tipo de tratamento para ciclagem erosiva, ambos em três níveis). O nível de significância adotado em todos os testes será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS DE ALENCAR, CATARINA RIBEIRO; DE OLIVEIRA, GABRIELA CRISTINA; MAGALHAES, ANA CAROLINA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; DE ANDRADE MOREIRA MACHADO, MARIA APARECIDA; HONORIO, HEITOR MARQUES; RIOS, DANIELA. In situ effect of CPP-ACP chewing gum upon erosive enamel loss. Journal of Applied Oral Science, v. 25, n. 3, p. 258-264, . (11/16326-7)
BARROS DE ALENCAR, CATARINA RIBEIRO; MAGALHAES, ANA CAROLINA; DE ANDRADE MOREIRA MACHADO, MARIA APARECIDA; DE OLIVEIRA, THAIS MARCHINI; HONORIO, HEITOR MARQUES; RIOS, DANIELA. In situ effect of a commercial CPP-ACP chewing gum on the human enamel initial erosion. Journal of Dentistry, v. 42, n. 11, p. 1502-1507, . (11/16326-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALENCAR, Catarina Ribeiro Barros de. Efeito in situ de uma goma de mascar contendo caseína fosfopeptídea - fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) na erosão dentária. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.