Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da adição de enzimas e microorganismos sobre a digestão anaeróbia de dejetos bovinos e suinos.

Processo: 11/16458-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Energização Rural
Pesquisador responsável:Jorge de Lucas Junior
Beneficiário:Lorenzo Santi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Digestão anaeróbia   Biogás   Enzimas

Resumo

Será realizado um experimento na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal, com o objetivo de avaliar os benefícios da utilização do ativador biológico comercial Micropan Biogás® na digestão anaeróbia de dejetos de bovino de corte e de dejetos suinos. Na primeira parte do experimento serão executadas as análises de pH, sólidos totais (SV), sólidos volateis (SV) e alcalinidade para caracterizar os substratos. Em eguida serão utilizados 30 digestores batelada, a fin de determinar a melhor dose do produto Micropan Biogás® a ser adicionada aos substratos. O tempo de retenção hidráulica (TRH) dos dejetos nos digestores batelada será de 70 dias. Periodicamente serão calculados o volume de biogás produzido e os teores de CH4 e CO2 em cromatógrafo de fase gasosa Finigan GC-2001, equipado com as colunas Porapack Q, Peneira Molecular, e detector de condutividade térmica. No final dos 30 dias será escolhida para a segunda fase do experimento a dose de produto para cada dejeto que proporcionou a Produção Específica de Biogás (PEB) maior. A segunda fase do experimento prevê o emprego de 12 biodigestores contínuos. Nesta segunda fase serão repetidas as análises citadas acima com maior frequência, a fin de monitorar a evolução do processo contínuo. Todos os dados recolhidos serão analizádos com o software SAS® (SAS Institute, 2002).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTI, Lorenzo. Influência da adição de enzimas e microrganismos sobre a digestão anaeróbia de dejetos bovinos e suínos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.