Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática molecular de Potamotrygonocestus Brooks & Thorson, 1976 (Eucestoda: Tetraphyllidea: Onchobothriidae)

Processo: 11/15946-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Portella de Luna Marques
Beneficiário:Cláudia Tangerino Olivares
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Potamotrygonidae   Filogenia   Zoologia (classificação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversidade | espécies | Filogenética | Neotropical | Potamotrygonidae | Taxonomia | Sistemática Molecular e Filogenética

Resumo

As técnicas de biologia molecular tem sido úteis a vários ramos da Biologia e vem sendo amplamente incorporada a várias disciplinas graças à rapidez e à alta eficiência na obtenção de uma grande quantidade de dados passíveis de resolver inúmeras questões relevantes. A exemplo desta observação, a sistemática molecular utiliza sequências nucleotídicas na expectativa de desvendar problemas que somente os dados morfológicos não resolvem, como é o caso da delimitação de espécies em diversos grupos. Um importante modelo que requer a identificação não ambígua de espécies é o sistema hospedeiro/parasita, uma vez que a delimitação precisa das linhagens envolvidas é fundamental para compreendermos os padrões e processos que regem a manutenção e evolução destes sistemas. Arraias da família Potamotrygonidae (Chondrichthyes: Myliobatoidei) são os únicos elasmobrânquios a habitar sistemas fluviais Neotropicais e nelas residem uma grande diversidade de helmintos, dentre os quais encontram-se as 11 espécies atualmente reconhecidas para o gênero Potamotrygonocestus (Cestoda: Tetraphyllidea). As relações filogenéticas das espécies deste gênero foram esboçadas em dois estudos utilizando dados morfológicos, mas nenhuma destas hipóteses contempla a diversidade reconhecida dentro deste grupo atualmente. Este projeto objetiva refinar a sistemática de Potamotrygonocestus com a incorporação de dados moleculares na expectativa de promover o conhecimento necessário para que possamos compreender melhor a evolução desta fauna de helmintos. É esperado que a inclusão de dados moleculares na sistemática deste grupo possibilite testar os conceitos atuais de espécies nominais para este gênero e propor uma hipótese de relação de parentesco para o grupo que nos permita identificar componentes biogeográficos e/ou coevolutivos responsáveis pela diversificação deste grupo de parasitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVARES, Cláudia Tangerino. Diversidade filogenética de Potamotrygonocestus Brooks & Thorson, 1976 (Eucestoda: Onchoproteocephalidea). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.