Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de qualidade de água em sistema de pagamentos por serviços ambientais: estudo de caso Extrema, MG

Processo: 11/14887-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Plínio Barbosa de Camargo
Beneficiário:César Piccirelli Santos
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos hídricos   Qualidade da água   Indicadores de qualidade

Resumo

Com o intuito de entender cada vez mais os ecossistemas, estudiosos e pesquisadores tem se aprofundado cada vez mais nas relações referentes a interação do homem e o meio ambiente. Esses estudos buscam embasar as discussões atuais em relação à sustentabilidade, e propor ações que possam permitir a perpetuação dos sistemas que estruturam nossa sociedade. Nesse debate, a água entra como elemento essencial a vida, pois está presente em diversos setores como as práticas agrícolas, industriais e de abastecimento da população. Para tanto, torna-se necessário o compreendimento dos processos ambientais ligados aos recursos hídricos, possibilitando as ações conservacionistas e o uso destes recursos da forma mais racional possível. Dentro deste contexto, todas as ações que visem encontrar mecanismos que possam servir como base para as práticas de conservação dos recursos hídricos devem ser reconhecidas, buscando aplicar as medidas cabíveis que possam melhorar a relação entre o ambiente físico, químico e biológico. O presente estudo visa encontrar indicadores através da análise de parâmetros de qualidade da água, que sirvam como referência para avaliação de áreas com práticas conservacionistas, oriunda de um sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). A área a ser estudada foi implantado pela Prefeitura do Município de Extrema - MG, na Sub bacia do Ribeirão de Posses, durante a estruturação do plano de manejo do município. Este estudo será desenvolvido em parceira com a organização não governamental (ONG) The Nature Conservancy (TNC) e com a prefeitura de Extrema, MG, buscando comparar áreas reflorestadas com diferentes idades de plantio e áreas agrícolas da bacia, avaliando se com a implantação do projeto de restauração, verifica-se uma melhora nas condições de qualidade e quantidade de água. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, César Piccirelli. Indicadores de qualidade de água em sistema de pagamentos por serviços ambientais. Estudo de caso: Extrema - MG. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.