Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura de populações e inoculações recíprocas de Xylella fastidiosa subesp. pauca com ocorrência em cultivos vizinhos de Citrus sinensis e Coffea arabica sob condições do Estado de São Paulo.

Processo: 11/14479-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paulo Cezar Ceresini
Beneficiário:Carolina Sardinha Francisco
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Xylella fastidiosa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clorose Variegada de Citros (CVC) | Escaldadura da Folha do Café (EFC) | Genética de populações | Marcadores Molecular | Xylella fastidiosa | Genética

Resumo

A pouco mais de uma década a bactéria Xylella fastidiosa passou de um organismo pouco conhecido a uns dos mais conhecidos, ao menos em termos de genômica. Muito tem-se avançado no conhecimento molecular desta bactéria. Por outro lado o acumulo de conhecimento sobre a ecologia desta bactéria multihospedeira cuja disseminação se da por um vetor polifago tem sido limitado. No Brasil esta bactéria afeta culturas de importância econômica como citros onde causa a clorose variegada dos citros (CVC) e café (causando a atrofia do ramo do cafeeiro ou escaldadura da folha - EFC), alem de ameixeiras. A citricultura ocupa expressiva área em São Paulo (H 600.000 ha) com uma taxa de ocorrência de CVC ao redor de 35% dos talhões. Por outro lado, embora a cafeicultura ocupe uma área menor (H 200.000 ha), esta atividade ainda permanece importante em inúmeras unidades de produção agrícola (UPA) nas regiões Central, Leste e Oeste do Estado, compartilhando áreas com a cultura de laranja dentro das UPAs. Como ambas as culturas são afetadas subesp. pauca de Xylella fastidiosa, ainda é incerta as informações se o isolado que causa a CVC pode colonizar café e causar doença. O inverso também é válido. A principal razão para estas incertezas, segundo apontado pelos trabalhos já publicados, foi o baixo número de isolados utilizados nos ensaios, assim como as discrepâncias na concentração dos inóculos utilizados naqueles trabalhos. A ocorrência de inoculações recíprocas, sob condições naturais, entre plantas de laranja doce e de café cultivadas proximamente é a hipótese Ho que será testada neste projeto. A hipótese alternativa, H1, é que inoculações recíprocas destes isolados nos hospedeiros teste terão sucesso, em condições controladas, somente quando soluções com altas concentração bacteriana (>109 UFC/mL) forem usadas nos experimentos. Coleções de isolados de Xylella fastidiosa com ocorrência em cultivos próximos de citros e café nas regiões Central, Leste e Oeste do Estado serão estabelecidas em meio axênico. Apos analisadas por meio de marcadores moleculares para determinação de clusters genéticos, estirpes representantes destes clusters serão usadas em ensaios de inoculações artificiais, em condições de casa-de-vegetação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLETTA-FILHO, HELVECIO D.; FRANCISCO, CAROLINA S.; LOPES, JOAO R. S.; MULLER, CHRISTIAN; ALMEIDA, RODRIGO P. P.. Homologous Recombination and Xylella fastidiosa Host-Pathogen Associations in South America. PHYTOPATHOLOGY, v. 107, n. 3, p. 305-312, . (11/14479-0, 11/13803-9)
FRANCISCO, CAROLINA S.; CERESINI, PAULO C.; ALMEIDA, RODRIGO P. P.; COLETTA-FILHO, HELVECIO D.. Spatial Genetic Structure of Coffee-Associated Xylella fastidiosa Populations Indicates that Cross Infection Does Not Occur with Sympatric Citrus Orchards. PHYTOPATHOLOGY, v. 107, n. 4, p. 395-402, . (11/13803-9, 11/14479-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCISCO, Carolina Sardinha. Estrutura de populações e inoculações recíprocas de Xylella fastidiosa subsp. pauca com ocorrência em cultivos vizinhos de Citrus sinensis e Coffea arabica sob condições do estado de São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.