Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de evasão do sistema complemento por Leptospira spp: Interação com o inibidor de C1 esterase e C4BP.

Processo: 11/14347-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Lourdes Isaac
Beneficiário:Leandro Carvalho Dantas Breda
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leptospirose   Sistema do complemento   Leptospira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:C4Bp | Inibidor de C1 esterase | Leptospira | leptospirose | Mecanismos de Evasão Imune | sistema complemento | Sistema complemento

Resumo

O sistema complemento (SC) é responsável pela eliminação de patógenos por meio da opsonização de partículas, fagocitose e formação do complexo de ataque à membrana - "MAC". O SC também participa da resposta inflamatória, por meio de anafilatoxinas C3a e C5a; produção de fatores quimiotáticos e solubilização de imunocomplexos circulantes. Esse sistema é composto por mais de 40 proteínas, dentre elas as proteínas reguladoras da cascata de ativação, que são necessárias para que não haja excessiva ativação desse sistema sobre as próprias células produzindo inflamação e lesão tecidual. Porém, alguns patógenos utilizam-se da interação com tais proteínas para escapar do sistema imune e sobreviver em nosso organismo. Patógenos melhor adaptados e mais virulentos podem exibir melhor estratégia de evasão do SC e interferir na ativação deste sistema, enquanto microorganismos avirulentos podem se mostrar mais susceptíveis à ação do SC. As bactérias do gênero Leptospira são responsáveis por causar a leptospirose, e estudos recentes demonstraram a interação de sorovares patogênicos de leptospira com inibidores do SC, como o Fator H e C4b binding protein (C4BP), permitindo a evasão do SC por estas bactérias. O objetivo principal deste projeto é verificar se há interação de leptospiras patogênicas com o regulador da via clássica e das lectinas - inibidor de C1 esterase. Desejamos também empregar mutantes de C4BP para verificar quais domínios desta proteína são responsáveis pela interação com as proteínas de membrana das leptospiras patogênicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTAS BREDA, LEANDRO CARVALHO; VASCONCELLOS, SILVIO ARRUDA; VASCONCELOS, DEWTON DE MORAES; ISAAC, LOURDES. Binding of human complement C1 sterase inhibitor to Leptospira spp.. Immunobiology, v. 223, n. 2, p. 183-190, . (11/14347-7, 15/09972-0)
BREDA, LEANDRO C. D.; HSIEH, CHING-LIN; CASTIBLANCO VALENCIA, MONICA M.; DA SILVA, LUDMILA B.; BARBOSA, ANGELA S.; BLOM, ANNA M.; YUNG-FU, CHANG; ISAAC, LOURDES. Fine Mapping of the Interaction between C4b-Binding Protein and Outer Membrane Proteins LigA and LigB of Pathogenic Leptospira interrogans. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 9, n. 10, . (11/14347-7, 10/50043-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BREDA, Leandro Carvalho Dantas. Mecanismos de evasão do sistema complemento por Leptospira ssp.: interação com inibidor de C1 esterase e C4BP.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.