Busca avançada
Ano de início
Entree

Os romances "secundários" na produção literária da década de 30

Processo: 11/14113-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Antonio Arnoni Prado
Beneficiário:Elisa Domingues Coelho
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modernismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autores secundários | década de 30 | Modernismo | Prosa ficcional da década de 30

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar um conjunto de obras do que chamamos de "romance secundário" da década de 1930: O gororoba (1930) e Paracoera (1936), de Lauro Palhano; Os Corumbas (1933) e A rua do Siriri (1937), de Amando Fontes; Os três Sargentos (1931), de João Fernando de Almeida Prado; A vida apertada de Eunápio Cachimbo (1939), de Galeão Coutinho; Maria Luiza (1933) e Amanhecer (1938), de Lúcia Miguel Pereira; Sob o olhar malicioso dos trópicos (1937), de José Barreto Filho e Badú (1932), de Arnaldo Tabayá; romances todos que, embora esquecidos, não deixam de ter relevância para a historiografia literária do período. A ideia é realizar um trabalho de análise, mas também um estudo comparativo com os romances de José Lins do Rego e Graciliano Ramos. Assim poderemos não apenas identificar os elementos estéticos que os compõem e com isso confrontar os resultados obtidos em busca das diferenças e semelhanças com o nosso corpus, mas também estudar as eventuais relações estético-literárias desse material com as obras, os autores e o período estudado. Pretendemos também fazer um levantamento da bibliografia crítica da época necessária para entendermos o olhar da Crítica Literária para as obras em questão e com isso obter um panorama mais amplo do lugar de nosso objeto de estudo na relação com as obras canônicas e na época em que foram produzidas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COELHO, Elisa Domingues. As frutas bravas do Norte: os romances não canônicos na produção literária de 1930. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.