Bolsa 11/04169-4 - Aquífero fraturado, Hidrogeologia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Geologia de detalhe para elaboração de modelo conceitual de circulação de água subterrânea: estudo de caso em Jurubatuba, SP.

Processo: 11/04169-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Amélia João Fernandes
Beneficiário:Bruna Fiume
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquífero fraturado   Hidrogeologia   Fraturas   Neotectônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aqüifero fraturado | Fraturas | hidrogeologia | Neotectônica | rochas pré-cambrianas | Hidrogeologia

Resumo

A Região Metropolitana de São Paulo consiste em uma área bastante populosa e industrializada estão presentes centenas de poços tubulares profundos que abastecem a região com as águas do Aquífero Cristalino. Na área industrial do canal de Jurubatuba, o aquífero encontra-se contaminado com elevadas concentrações de solventes organoclorados, representando risco à população local. A resolução do problema apresentado é um desafio para a área da hidrogeologia, por conta da complexidade na previsão de fluxos em aquíferos fraturados e da grande toxicidade e mobilidade dos contaminantes, que por serem mais densos e menos viscosos do que a água, alcançam grandes profundidades. Nesse sentido, a elaboração de modelos conceituais hidrogeológicos torna-se imprescindível para a previsão dos caminhos preferenciais de fluxo da água subterrânea e dos contaminantes através das fraturas hidraulicamente ativas. Este procedimento tem se mostrado eficiente em pesquisas realizadas no exterior, voltadas para a investigação de aquíferos fraturados contaminados por organoclorados. O levantamento e análise estrutural, que inclui a aplicação de novas tecnologias de investigação, tais como levantamentos geofísicos em poços, permitem a caracterização de parâmetros geométricos da rede de fraturas e de seus processos geradores, bem como a identificação dos condicionantes geológicos que controlam a circulação da água em aquíferos fraturados. Esta análise de detalhe permitirá a elaboração de modelo conceitual de circulação de água subterrânea, o qual servirá de base para as etapas de investigação do transporte de contaminantes, a ser realizada na região do canal de Jurubatuba. O emprego conjunto de determinados métodos de investigação faz com que o trabalho seja inovador, podendo contribuir para o planejamento de investigações futuras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA FIUME; AMÉLIA JOÃO FERNANDES; MARCOS BOLOGNINI BARBOSA; RICARDO HIRATA; REGINALDO ANTONIO BERTOLO. Integrated application of geophysical loggings and fracture survey on rock exposures for identifying transmissive fractures in crystalline aquifer: case study in the city of São Paulo. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 50, n. 1, . (11/04169-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIUME, Bruna. Geologia estrutural de detalhe para elaboração de modelo conceitual de circulação de água subterrânea: estudo de caso em Jurubatuba, SP. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.