Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção, cultivo e expansão de células-tronco a partir do saco vitelino de suínos (Sus scrofa)

Processo: 11/03656-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Bruno Machado Bertassoli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58811-6 - O enigma vitelino, AP.TEM
Assunto(s):Células-tronco   Sus scrofa   Suínos   Saco vitelino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células-tronco | Saco vitelino | Suínos | Sus scrofa | Células-Tronco

Resumo

Atualmente o tema células-tronco tem sido muito discutido, por estas serem capazes de recapitular o desenvolvimento de tecidos e reparar injurias, defeitos congênitos e degenerativos. Devido à sua semelhança com o homem, o suíno tem sido utilizado como modelo tradicional em alguns ramos da medicina humana, que vai desde o fornecimento de substâncias vitais como a insulina, até a doação de órgãos. A expansão das células-tronco mesenquimais suína de diferentes origens (células de medula óssea, dente, placenta, sangue periférico, entre outros) tem sido muito estudada, por sua capacidade de auto-renovação, proliferação e diferenciação em múltiplas linhagens mesenquimais in vitro. Anexos fetais como cordão umbilical, membrana amniótica e líquido amniótico foram recentemente sugeridos como fontes ideais de diferentes linhagens de células-tronco, devido à natureza não invasiva do procedimento de isolamento, a grande massa de tecido para colheita de células com alta eficiência e os potenciais de diferenciação. O saco vitelino desempenha um papel importante no desenvolvimento embrionário de todos os mamíferos e também é a principal fonte de nutrição do embrião durante o período em que a placenta verdadeira ainda não está completamente formada. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de analisar as células do saco vitelino de suínos com o objetivo de cultivar e expandir para que em estudos posteriores haja possibilidade de isolamento, diferenciação e aplicações em terapias celulares das mesmas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTASSOLI, Bruno Machado. Obtenção, cultivo e expansão de células-tronco do saco vitelino de suínos domésticos (Sus scrofa). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.