Busca avançada
Ano de início
Entree

AS BASES TEÓRICAS E POLITICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos professores em análise

Processo: 11/19607-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Beneficiário:Sarah Maria de Freitas Machado Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia   Política educacional   Formação de professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar, as teorias educacionais e os pressupostos políticos que embasam o projeto pedagógico dos cursos de formação continuada oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) da REE/SP, no período de 2009 a 2011. De modo interligado com os demais momentos do nosso processo de pesquisa, pretende-se recuperar a unidade da totalidade implícita nas fontes bibliográfico-documentais estudadas e a partir dos dados obtidos pela análise dos cursos de formação continuada da EFAP/SEE/SP e das informações adquiridas e análises e sínteses parciais desenvolvidas, busca-se também num processo de síntese mais abrangente, explicitar os elementos comuns da análise histórico-filosófica realizada. Para realizar essa síntese mais ampla e a discussão dos resultados tomaremos como referenciais os estudos mais recentes sobre a formação do educador e sobre a perspectiva histórica filosófica da pedagogia no Brasil. Finalmente esperamos este estudo poderá contribuir com o diagnóstico da problemática da formação continuada dos educadores brasileiro, ao analisar os fundamentos histórico-filosóficos das teorias educacionais, bem como as motivações político-sociais que possibilitam ao Governo do Estado de São Paulo, chamar para si, uma luta histórica do movimento docente, que é a formação de professores em serviço.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Sarah Maria de Freitas Machado. As bases teóricas e políticas na formação continuada dos professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo: a escola de formação e aperfeiçoamento dos professores em análise. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.