Busca avançada
Ano de início
Entree

A "virada informacional na Filosofia"

Processo: 11/15601-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Maria Eunice Quilici Gonzalez
Beneficiário:João Antonio de Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52627-9 - Sistêmica, auto-organização e informação, AP.TEM
Assunto(s):Informação   Filosofia da mente

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar problemas relacionados à "virada informacional na Filosofia", com especial ênfase nas implicações éticas oriundas de tal virada. Nosso ponto de partida é a hipótese segundo a qual novos rumos estariam sendo delineados na pesquisa filosófica, tendo como base o conceito de informação no tratamento de questões clássicas, tais como: qual a natureza da mente? O que é o conhecimento?; entre outras. No mesmo viés, os impactos da "virada informacional" podem ser sentidos na sociedade; impactos esses exemplificados com a inserção de tecnologias informacionais na vida cotidiana (e.g., celulares, notebooks), da qual emergem novos problemas e padrões de conduta. Tais impactos, tanto no âmbito de estudo filosófico-científico, como na sociedade, são responsáveis pelo surgimento de uma nova área de investigação na Filosofia denominada Ética Informacional (Floridi [2005b, 2008, 2009a]; Capurro [2006, 2010]; Ess [2006, 2008]; Brey [2007]; Himma [2008]). Esta nova área de investigação visa refletir acerca de questões éticas relacionadas aos impactos da inserção de tecnologias informacionais na vida cotidiana. Nesse contexto, focalizaremos nossa pesquisa no estudo de problemas que se destacam em torno da privacidade informacional. No âmbito informacional, a privacidade é analisada em relação à informação disponível acerca de um sujeito, a partir da qual se equaciona o grau de autonomia que ele possui em relação à suas informações pessoais. O desenvolvimento de novas tecnologias informacionais, na medida em que aumenta a interação do sujeito com o meio (natural ou virtual), afeta seu grau de privacidade (Floridi, 2006b). Assim, a proposta central deste projeto é analisar problemas relacionados à privacidade no contexto da "virada informacional na Filosofia". Para tanto, investigaremos, num primeiro momento, as principais características dessa "virada". Em seguida, explicitaremos aspectos centrais da Ética Informacional, visando compreender a noção de privacidade. Julgamos que a análise de problemas éticos no domínio da Ética Informacional pode contribuir para a compreensão de novos rumos da pesquisa filosófica na "Sociedade da Informação".

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, João Antonio de. Implicações éticas da virada informacional na Filosofia. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.