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Objetos de expressão e questionamento: consumo afetivo e a formulação de diretrizes pessoais

Processo: 11/20603-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Pesquisador responsável:Marcos da Costa Braga
Beneficiário:Tiago Kurebayashi
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consumo

Resumo

O presente projeto de pesquisa se enquadra na linha do design emocional, relacionando valores afetivos atribuídos a um objeto com sua durabilidade, comportamentos de consumo e a formulação de ideais pessoais. Para tanto, faz uso de alguns sistemas de categorização já propostos nos estudos na área e busca informações na psicologia, apresentando o conceito de "cultivação", elaborado por Eugene Rochberg-Halton. A partir do estudo de referências, chega-se à ideia de "objetos de expressão e questionamento", como objetos que de forma mais efetiva criam contato entre o usuário e a possibilidade de novas indagações e objetivos. Enquadra, por fim, os instrumentos musicais nesta definição e propõe o estudo da relação pessoal com eles e das suas características de consumo como forma de compreender a durabilidade de valores nestes objetos.

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