Busca avançada
Ano de início
Entree

O Sistema de Nappes Carrancas na porção meridional do Orógeno Brasilia: proveniência sedimentar e ambientação tectônica

Processo: 11/13311-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Mario da Costa Campos Neto
Beneficiário:Alice Westin Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/19095-1 - Processamento e interpretação de dados de U-Pb e Lu-Hf de cristais de zircão de rochas metassedimentares e metaígneas, orientada pelo Prof. Dr. Chris Hawkesworth na universidade de st. Andrews, Escócia, BE.EP.DR
Assunto(s):Geoquímica

Resumo

A porção meridional do Orógeno Brasília é caracterizada por um sistema de nappes ediacaranas originadas na colisão entre o paleocontinente São Francisco e a microplaca Paranapanema. Neste sistema de nappes os alóctonos superiores, mais antigos, foram transportados lateralmente à borda sul do Cráton do São Francisco (Nappe Socorro-Guaxupé e Sistema de Nappes Andrelândia), enquanto os alóctonos inferiores, diretamente contra o cráton (Nappe Lima Duarte e Sistema de Nappes Carrancas). Unidades metassedimentares e metamáficas do Sistema de Nappes Carrancas e a Unidade Biotita Xisto da frente do Sistema de Nappes Andrelândia são os objetos de estudo deste trabalho.A assinatura geoquímica e isotópica e o estudo geocronológico serão as principais ferramentas na abordagem da proveniência sedimentar e do ambiente tectônico durante a sedimentação. Os objetivos serão concretizados a partir de análises de geoquímica elemental e isotópica em rocha total, por geoquímica de elementos traços in situ em zircão e plagioclásio detríticos, e pela análises dos sistemas U-Pb e da concentração de isótopos de Hf em zircão. As análises serão realizadas por fluorescência de raios-X, por ICP MS e LA-MC-ICP MS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WESTIN, ALICE; CAMPOS NETO, MARIO C.; HAWKESWORTH, CHRIS J.; CAWOOD, PETER A.; DHUIME, BRUNO; DELAVAULT, HELENE. A paleoproterozoic intra-arc basin associated with a juvenile source in the Southern Brasilia Orogen: Application of U-Pb and Hf-Nd isotopic. Precambrian Research, v. 276, p. 178-193, . (13/19095-1, 11/13311-9, 13/13530-8)
WESTIN, ALICE; CAMPOS NETO, MARIO C.; CAWOOD, PETER A.; HAWKESWORTH, CHRIS J.; DHUIME, BRUNO; DELAVAULT, HELENE. The Neoproterozoic southern passive margin of the Sao Francisco craton: Insights on the pre-amalgamation of West Gondwana from U-Pb and Hf-Nd isotopes. Precambrian Research, v. 320, p. 454-471, . (13/19095-1, 11/13311-9, 16/06952-1, 13/13530-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Alice Westin. Depósitos orogênicos e bacia extensional: o embasamento metassedimentar e a cobertura da margem passiva no orógeno Brasília meridional. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.