Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento aeróbio nos níveis plasmáticos do fator neurotrófico derivado do cérebro, variáveis metabólicas e funções cognitivas em idosos com a doença de Alzheimer

Processo: 11/10051-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ruth Ferreira Santos-Galduroz
Beneficiário:Flávia Gomes de Melo Coelho
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Funções cognitivas   Exercício físico

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por alterações neuropatológicas e metabólicas. Pacientes com DA apresentam baixa expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) no tecido cerebral. Esta redução pode estar associada ao aumento do colesterol e dos triglicérides e a resistência à insulina, contribuindo para a progressão do declinio cognitivo. Estudos recentes apontam que o exercício aeróbio demonstra ser efetivo para elevar as concentrações de BDNF em idosos saúdaveis. Assim, o objetivo deste estudo será analisar o efeito do exercício físico aeróbio nos níveis séricos do BDNF, variáveis metabólicas e funções cognitivas em idosos. Para tanto, em uma primeira etapa, de caráter transversal, participarão deste estudo 80 idosos, 40 idosos preservados cognitivamente e 40 idosos com DA. Na segunda etapa, para estudo experimental, somente os idosos com DA serão convidados a participar da intervenção, formando 2 grupos: 1) Grupo treinamento (GT-n=20); 2) Grupo controle (GC-n=20). Os idosos serão submetidos a um protocolo de avaliação, que constará dos seguintes instrumentos: Bateria de Avaliação Frontal, Teste Procurar Símbolos, Teste de Caminhada de 6 Minutos, coleta sanguínea para obtenção do BDNF e variáveis metabólicas (colesterol total e frações, triglicérides, insulina e glicemia). O treinamento aeróbio será realizado na esteira, três vezes por semana, durante o período de três meses. Para análise dos dados será utilizado o teste t de student (amostras dependentes e independentes), ANOVA Two-Way, Correlação de Pearson e Post-hoc de Tukey. Caso a distribuição não seja paramétrica, será realizado o teste de U Mann Whitney, teste de Wilcoxon, e teste de Correlação de Spearman.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO COELHO, FLAVIA GOMES; VITAL, THAYS MARTINS; STEIN, ANGELICA MIKI; ARANTES, FRANCIEL JOSE; RUEDA, ANDRE VELOSO; CAMARINI, ROSANA; TEODOROV, ELIZABETH; SANTOS-GALDUROZ, RUTH FERREIRA. Acute Aerobic Exercise Increases Brain-Derived Neurotrophic Factor Levels in Elderly with Alzheimer's Disease. JOURNAL OF ALZHEIMER'S DISEASE, v. 39, n. 2, p. 401-408, . (11/10051-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.