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Uma etnografia da Dança contemporânea em Maputo, Moçambique, África.

Processo: 11/17951-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
Beneficiário:Marília Clemente Gomes Carneiro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/06082-4 - Prática analítica criativa (PAC): experimento cênico coreográfico, como método de análise e produção de resultados da pesquisa de campo etnográfica da prática artística da dança contemporânea em Maputo, BE.EP.DR   13/11699-5 - Prática etnográfica da dança contemporânea em Maputo: trabalho de campo, BE.EP.DR   12/07344-4 - Estudos de etnografia de práticas artísticas e o campo de debates sobre metodologias de pesquisa em artes e dança, BE.EP.DR
Assunto(s):Dança contemporânea   Processos de criação   África
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:África | Dança Contemporânea | estudos etnográficos | Processos de Aprendizagem | Processos de criação | Trocas culturais | Estudo de Práticas artísticas

Resumo

Este projeto de pesquisa visa à compreensão da prática da dança contemporânea no contexto da cidade africana de Maputo, capital de Moçambique, África. Pretende relacionar, por meio do método de investigação etnográfico - pesquisa de campo baseada na convivência dialógica diária e análise comparada informada pela literatura das áreas de conhecimento envolvidas, a dinâmica atual de constituição desta prática artística (FORTIN, 2009). Partindo do desejo da pesquisadora de reexperimentar o método etnográfico como forma de investigar sobre a diferença, de tematizar a Dança contemporânea, e de compreender como as redes internacionais desta arte acontecem, constitui-se o problema da pesquisa. O que é da dança contemporânea africana? O que está sendo produzido? O que pensam e o que fazem os artistas contemporâneos africanos? Em que circuitos estão introduzidos? Como são os processos de formação? Trata-se de um estudo multidisciplinar entre a Arte em geral e a Dança, em particular, a Educação, a Antropologia e a História. Pretende-se relacionar a emergência da Dança contemporânea em Maputo o campo da dança contemporânea mundial, estabelecendo possíveis chaves para intercâmbios com o Brasil.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Marília Clemente Gomes. Mucíná wa Maputz *aquela que dança em Maputz*: um estudo do método etnográfico na pesquisa em prática artística em dança contemporânea, em Maputo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

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