Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da Intervenção Terapêutica "Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade" (RIME), identificação da intensidade dos principais sintomas e do nível de bem-estar espiritual geral em pacientes fora de possibilidades terapêuticas.

Processo: 11/21776-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Maria Julia Paes da Silva
Beneficiário:Daniele Corcioli Mendes Espinha
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/17716-3 - De paciente a atuante: transformações em pacientes fora de possibilidades de cura através da intervenção terapêutica "relaxamento, imagens mentais e espiritualidade" (RIME), AP.R
Assunto(s):Espiritualidade   Comunicação   Comunicação em enfermagem   Cuidados paliativos   Terapias complementares

Resumo

Pacientes em Cuidados Paliativos são, freqüentemente, vistos como pessoas frágeis. No entanto, muitas vezes esta fragilidade pode estar relacionada apenas às suas limitações funcionais decorrentes dos sintomas físicos. Independente do grau evolutivo da patologia, outros aspectos que integram o ser humano, como por exemplo, sua dimensão espiritual, podem se encontrar saudáveis e passíveis de motivar transformações significativas em suas vidas, através do despertar da consciência e do estímulo pelo amor. É de suma importância que os sintomas dos pacientes em fase terminal sejam analisados periodicamente e de forma minuciosa, incluindo a possibilidade de reversão de determinada causa pela equipe multiprofissional. Todos os recursos não-farmacológicos podem ser utilizados, desde que confortáveis e aceitos pelo paciente (Maciel, 2009).Surge, na experiência do morrer, a Dor Simbólica da Morte pelo paciente, sendo formada pela Dor Psíquica (medo do sofrimento e o humor depressivo representado por tristezas, angústias e culpas frente às perdas) e pela Dor Espiritual (medo da morte, medo do pós-morte, idéias e concepções negativas em relação ao sentido da vida e em relação à espiritualidade e culpas perante Deus) (Elias, 2001, 2005; Elias et al., 2006, 2007, 2008).Enquadrada na terminologia de Terapia Complementar e Alternativa em Saúde, a Intervenção Terapêutica RIME, que utiliza os elementos-chave Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade como base para sua aplicação, possibilita a re-significação da dor simbólica da morte em pacientes sem possibilidades terapêuticas. Assim, a RIME possui uma visão do ser humano como um ser biopsicossocial e espiritual e, por esta razão, para a sua aplicação, o profissional necessita coragem para enfrentar as resistências próprias de períodos de mudanças de paradigmas (Elias, 2005; Elias et al., 2006, 2007, 2008).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)