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Turismo cultural e educação não-formal: o patrimônio material e imaterial como detonadores de ações educacionais e turísticas em Fazendas Históricas Paulistas

Processo: 11/18336-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Olga Rodrigues de Moraes von Simson
Beneficiário:Lívia Morais Garcia Lima
Instituição Sede: Centro de Memória (CMU). Reitoria. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/07076-2 - Animação turística e história oral: experiências Brasil, Espanha e Portugal, BE.EP.DR
Assunto(s):Turismo cultural   História oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação não - formal | educação patrimonial | Fazendas históricas | história oral | turismo cultural | Turismo Cultural

Resumo

A questão central desta pesquisa é analisar as ações de educação patrimonial não-formal realizadas no âmbito do meio rural paulista, voltadas para diferentes grupos etários, de diferentes classes sociais, a partir da comparação de três fazendas históricas paulistas, selecionadas entre as participantes do projeto PPPP/FAPESP (07/55999-1). Serão pesquisadas uma de cada um dos tipos de fazendas, detectados em pesquisa anterior de Mestrado: 1º tipo - fazendas que oferecem atividades turísticas na forma de visita-dia, 2º tipo - fazendas realizando turismo de habitação ou 3º tipo - fazenda voltada para o turismo/empresa através de um hotel - fazenda. Para a realização das investigações que contemplem os objetivos da pesquisa, será feito um amplo levantamento bibliográfico sobre os temas da pesquisa. Ele alimentará o roteiro para a realização de entrevistas com os três responsáveis pelas propriedades históricas selecionadas, com os funcionários mais antigos, com os monitores e visitantes/turistas. Esse processo será realizado a partir de uma metodologia de caráter qualitativo (História Oral) com ênfase em duas técnicas: a entrevista aberta e o depoimento temático. Em uma segunda fase da pesquisa, o conteúdo das entrevistas realizadas será organizado tematicamente e analisado à luz das produções mais recentes de Educação Patrimonial, comparando seus resultados com aqueles da análise da bibliografia específica, no sentido de produzir instrumentos para a análise crítica das atividades de turismo cultural no espaço rural e de educação patrimonial observadas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Lívia Morais Garcia. Turismo cultural e educação não formal em fazendas históricas paulistas: uma abordagem inovadora no campo do patrimônio histórico-cultural. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

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