Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e Validação de instrumento de avaliação da qualidade de vida de cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos

Processo: 11/19312-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:André Lopes Carvalho
Beneficiário:Bianca Sakamoto Ribeiro Paiva
Instituição Sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida   Validação   Cuidados paliativos   Oncologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cuidadores familiares | Cuidados Paliativos | instrumento de avaliação | Oncologia | Qualidade De Vida | validação | Cuidados Paliativos Oncológico

Resumo

A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em oncologia é um dos parâmetros importantes para identificar o impacto de um dado tratamento sobre os pacientes. O instrumento de medida de Qualidade de Vida em oncologia, mais utilizado, é o QLQ-C30 da EORTC. No entanto, não foram encontrados instrumentos validados na língua portuguesa/Brasil que avaliem a Qualidade de Vida do familiar e/ou cuidador do paciente com câncer avançado. Vale destacar que o cuidador familiar de um paciente com câncer em estágio avançado frequentemente apresenta sobrecarga física, psicológica, emocional, social e financeira decorrente desta fase sofrida da doença. Porém, a abrangência dos cuidados paliativos estende-se aos cuidados totais prestados ao paciente e à sua família, e por este enfoque engloba-se a manutenção da Qualidade de Vida. Desta forma o objetivo deste estudo é desenvolver e validar um instrumento de avaliação de Qualidade de Vida, na língua portuguesa/Brasil, de cuidadores familiares de pacientes com câncer avançado em cuidados paliativos. Trata-se de um estudo transversal que será realizado em três etapas distintas. A primeira etapa será geradora de itens, a segunda redutora de itens e a terceira etapa de validação do questionário. Serão incluídos cuidadores familares de pacientes com câncer em estágio avançado. Assim, ressalta-se que os resultados deste estudo poderão incluir uma nova ferramenta na prática diária da equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos, auxiliando na adequada avaliação dos cuidadores familiares e incluindo-os, de fato, no plano terapêutico da equipe multiprofissional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; DE CARVALHO, ANDRE LOPES; KOLCABA, KATHARINE; PAIVA, CARLOS EDUARDO. Validation of the Holistic Comfort Questionnaire- caregiver in Portuguese-Brazil in a cohort of informal caregivers of palliative care cancer patients. SUPPORTIVE CARE IN CANCER, v. 23, n. 2, p. 343-351, . (11/19312-7)
RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; CARVALHO, ANDRE LOPES; LUCCHETTI, GIANCARLO; BARROSO, ELIANE MARCON; PAIVA, CARLOS EDUARDO. ``Oh, yeah, I'm getting closer to god{''}: spirituality and religiousness of family caregivers of cancer patients undergoing palliative care. SUPPORTIVE CARE IN CANCER, v. 23, n. 8, p. 2383-2389, . (11/19312-7)
RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; CARVALHO, ANDRE LOPES; LUCCHETTI, GIANCARLO; BARROSO, ELIANE MARCON; PAIVA, CARLOS EDUARDO. "Oh, yeah, I'm getting closer to god": spirituality and religiousness of family caregivers of cancer patients undergoing palliative care. SUPPORTIVE CARE IN CANCER, v. 23, n. 8, p. 7-pg., . (11/19312-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.