Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento crônico com apocinina na resposta hipertrófica ventricular esquerda de ratos espontaneamente hipertensos (SHR)

Processo: 11/19859-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Cristina Antoniali Silva
Beneficiário:Mariana Silva de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Hipertrofia ventricular esquerda   NADPH oxidase   Apocinina   In vivo   Técnicas in vitro

Resumo

O tratamento crônico com inibidores da NADPH oxidase reduz a pressão arterial em SHR. Por ser a principal fonte de ânion superóxido na aorta, a atividade desta enzima está relacionada com a diminuição da biodisponibilidade de NO e desacoplamento da eNOS. Ratos que desenvolveram hipertrofia cardíaca apresentaram maior expressão miocárdica das subunidades p22phox e p67phox da NADPH oxidase. O objetivo deste estudo será testar a hipótese de que a apocinina (inibidor da NADPH oxidase) reduz a hipertrofia ventricular esquerda em SHR. Para isto, ratos normotensos Wistar e SHR serão tratados com apocinina (30 mg/kg/dia, v.o) da quarta até a décima semana de vida. Durante o tratamento, a pressão arterial sistólica dos animais será verificada por pletismografia de cauda. Nos animais tratados, serão realizados experimentos in vivo para avaliação de possíveis alterações nos valores basais de pressão arterial (média, sistólica e diastólica) e frequência cardíaca. Nos experimentos in vitro, a alteração da hipertrofia ventricular será avaliada em cortes histológicos corados com Hematoxilina e Eosina (HE) e com picrossírius (Sirius Red) para avaliar mais especificamente possíveis alterações no colágeno.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)