Bolsa 11/17948-1 - Narrador, Modernismo - BV FAPESP
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Vozes de Pagu: Uma análise comparativa do narrador na coluna jornalística A Mulher do Povo (1931) e no romance proletário Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão.

Processo: 11/17948-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Benedito Antunes
Beneficiário:Amable Daiane Custódio Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Narrador   Modernismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:jornalismo panfletário | narrador | Patrícia Galvão | romance proletário | Modernismo

Resumo

Este projeto objetiva analisar,comparativamente, os textos publicados por Patrícia Galvão na coluna "A Mulher do Povo", do jornal panfletário O Homem do Povo, de 1931, com o seu primeiro romance Parque Industrial, de 1933, almejando-se demonstrar em que medida a voz do narrador jornalístico está expressa na organização da narrativa romanesca e como tal estilo particular articula a posição de engajamento da autora para com as questões sociais da época por meio de uma consciência expressa pelas personagens. Desse modo, os textos jornalístico e romanesco serão vislumbrados a partir de sua consonância temática em vista da conjuntura cultural do período e da produção literária canônica do contexto de 1930, colocando em debate as nuances de um gênero polêmico e propenso a questionamentos, o chamado romance proletário. A análise comparada de dois modos de produção distintos vem elucidar uma perspectiva ampla para se compreender a evolução do estilo de Patrícia Galvão em seu momento inicial de atuação ao lado de Oswald de Andrade e assim, tentar definir um estilo estético comum que se assemelha a outras obras do período, como Cacau, Jorge Amado. Portanto, enfatizando-se a importância da revitalização de autores e obras de menor destaque da literatura brasileira, as propostas do projeto procurarão adotar uma perspectiva de análise comprometida em situar ambas as produções no decurso das transformações da arte romanesca desde o advento do movimento modernista, considerando, com destaque, a adoção de um método crítico voltado à diversidade do sistema literário nacional e aos reflexos que um gênero exerce sobre o outro.

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