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Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal, entre o debate do nacional/popular e o embate alienado/politizado - 1970/1985.

Processo: 11/17725-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Áureo Busetto
Beneficiário:Paulo Gustavo da Encarnação
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/10842-6 - Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal, entre o debate do nacional/popular e o embate alienado/politizado - 1970/1985, BE.EP.DR
Assunto(s):Meios de comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alienação e Politizado | Ditadura e Redemocratização | Mídia | Nacional e Popular | Rock brasileiro | Rock lusitano | História do rock brasileiro e português

Resumo

Este projeto de doutorado tem como objetivo tratar e refletir comparativa e historicamente o que significava produzir rock "nacional" (lusitano/brasileiro) diante da ampla difusão do rock americano e britânico, além do papel desempenhando pelo gênero e seus produtos no debate cultural-político sobre o nacional e o popular. E interpretar quais foram as canções que proporcionaram um conjunto de críticas com relação à vida social e política brasileira e portuguesa durante a década de 1970 até meados de 1980, refletindo e discutindo, por sua vez, o rock luso e brasileiro no embate entre a alienação e o politizado.Portanto, este projeto de doutorado defende a tese que o rock produzido em língua portuguesa no Brasil e em Portugal durante o período de 1970-1985 expressou e produziu mensagens musicais com críticas políticas e sociais. Tornando-se, portanto, um catalisador e um difusor de anseios e visões de mundo de uma parcela da juventude que não estavam dispostos a verem suas expectativas com relação à vida cultural e à política encerradas em dicotomias (nacional/estrangeiro, popular/elitista, capitalismo/socialismo). Apesar do seu não reconhecimento pelo debate cultural-político, quer durante a ditadura, quer no decorrer da redemocratização política, bem como na memória do campo musical, que, mais comentado do que estudado, o rock teve um papel provocador de comportamentos e atitudes na juventude para o campo político e social.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo da. Rock cá, rock lá: a produção roqueira no Brasil e em Portugal na imprensa : 1970/1985. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

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